A partir do dia 13 de março, as equipes de saúde de São Manuel recebem treinamento do Instituto Ronald MCDonald, organização sem fins lucrativos que tem a missão de promover a saúde e a qualidade de vida de adolescentes e crianças com câncer. O objetivo do ciclo de capacitação é preparar médicos, enfermeiros e agentes de saúde para diagnosticarem precocemente o câncer infantil e realizarem o encaminhamento adequado.

Na solenidade de abertura do curso, o diretor de Saúde, Márcio Santarém, destacou a importância do Programa Diagnóstico Precoce, que capacitou mais de 16mil profissionais em 14 estados do Brasil (os dados são de 2008 a 2013). “Proporcionar cursos de capacitação e atualização aos servidores é uma forma de fortalecer a saúde no município“, comentou Mácio.

Claudia Teresa Oliveira, coordenadora da Pediatria do Hospital Amaral Carvalho, e Paula Nobre, gerente da Casa Ronald Jahu, são as palestrantes do curso, que promove desde o conhecimento sobre políticas públicas até formas de diagnosticar o câncer infanto-juvenil precocemente. Claudia explicou que o câncer é a segunda maior causa de morte entre as crianças e os adolescentes, no Brasil, e que a detecção no início da doença salva vidas. Os sinais mais recorrentes que ajudam na identificação de câncer infanto-juvenil são: febre com duração superior a uma semana, dores nas pernas, manchas na pele, sangramento no nariz e na gengiva e aumento dos gânglios.

O Rotary Clube é um apoiador da ação e cedeu o salão para a realização de dois ciclos de curso, que ocorrerá nos períodos de 13 a 17 de março e 27 a 31 de março. Essa divisão foi feita para que se mantenham os atendimentos dos centros de saúde e todos os profissionais da área possam participar. No entanto, a Diretoria de Saúde pede a compreensão dos munícipes nesse período e reforça que a ação é uma forma de fortalecer a saúde de São Manuel.

 

Conheça o Projeto de Diagnóstico do Instituto Ronald MC Donald

O Instituto Ronald McDonald é uma organização sem fins lucrativos, que desenvolve e coordena programas que possibilitam o diagnóstico precoce, o encaminhamento adequado, o acolhimento e o atendimento integral de qualidade para os jovens pacientes e seus familiares.

O Projeto de Diagnóstico engloba a capacitação de médicos, enfermeiros e agentes comunitários da Estratégia Saúde da Família (ESF) e do Sistema Único de Saúde (SUS),para que possam suspeitar de potenciais casos de câncer em crianças e adolescentes e então encaminhá-los adequadamente para hospitais públicos de referência. Faz parte dos objetivos estimular também a estruturação da rede de atenção oncológica, através de análise da situação local e da articulação com o gestor do SUS.

A capacitação é realizada através de um curso, com 20 horas de aulas para não médicos e 24 horas de aula para médicos, onde uma equipe docente especializada na Estratégia Saúde da Família e Oncologia Pediátrica abordam os seguintes temas:

  • Aspectos epidemiológicos e de organização da rede de atenção oncológica
  • A importância da Estratégia Saúde da Família na detecção precoce e no acompanhamento das crianças e dos adolescentes com câncer
  • Direitos das Crianças e dos Adolescentes portadores de câncer
  • Detecção precoce: possibilidades e limites
  • Sinais e sintomas do câncer na infância e na adolescência
  • Cuidados necessários com o adolescente e a criança com câncer
  • Cuidados paliativos em oncologia pediátrica
  • Aspectos psicológicos no cuidado da criança e do adolescente com câncer

Todos os profissionais capacitados recebem gratuitamente o livro Diagnóstico Precoce da Criança e do Adolescente, fruto da cooperação entre o Instituto Ronald McDonald, o Instituto Nacional de Câncer (Inca) e a Sociedade Brasileira de Oncologia Pediátrica (Sobope). Além disso, as unidades de saúde cujos profissionais foram capacitados recebem os fluxogramas de sinais, sintomas e condutas para serem afixados no local.

Últimas Notícias : Pages : FM Integração

Thumbnail Familiares e amigos da jovem Raissa Levy, de 15 anos, de Botucatu, estão pedindo ajuda após o desaparecimento da garota. Segundo informações, Raissa teria ido em uma balada denominada Top Night, no Jardim Marajoara, na sexta-feira, 18, e não teria mais feito contato ...
Thumbnail   A Diretoria de Saúde adiou o início da campanha de vacinação antirrábica na zona rural de São Manuel, que seria no sábado, dia 19 de agosto, por conta do mau tempo. A data prevista, portanto, é o sábado próximo, dia 26 de agosto.A vacinação será realizada em cachorros e gatos...