Foto: Divulgação

Em homenagem ao Dia Internacional da Mulher (8), as unidades de saúde de São Manuel estão realizando, durante todo o mês de março, mutirões de coleta para o exame de Papanicolau e também solicitação de Mamografia. Em um ou dois dias específicos do mês, o horário de atendimento das unidades é estendido para às 21h.
O PSF da Vila Rica trabalhou com o mutirão noturno na primeira semana de março, no dia 7, e realizou, apenas nesta data, 20 exames de Papanicolau. Já o Posto Dr. Raphael Lhamas Franco, localizado no bairro CDHU 1, contabilizou 30 coletas de papanicolau nos dias 8 e 10 de março.
Dia 16 de março, o mutirão noturno ocorre na USF Santa Mônica e terá até sorteio de brinde para as mulheres atendidas neste mês.
Já no Postão (ou Centro de Saúde II), o mutirão será realizado na última semana de março, e no PSF Aparecida, no dia 27 de março. 
Vale destacar que durante este mês, as unidades de saúde mencionadas estão fazendo o exame de Papanicolau, que previne o Câncer de Colo do Uterino, em livre demanda. Ou seja, não é necessário agenda horário, a mulher chega ao centro de saúde e espera a sua vez. No entanto, nos dias comuns, o atendimento vai até às 17h.
 
 

Câncer de Colo Uterino

De acordo com o Instituto Nacional de Câncer (INCA), o câncer do colo do útero é causado pela infecção persistente por alguns tipos (chamados oncogênicos) do Papilomavírus Humano –  HPV. Além disso, é o terceiro tumor mais frequente na população feminina, atrás do câncer de mama e do colorretal, e a quarta causa de morte de mulheres por câncer no Brasil.
A infecção genital pelo vírus HPV é muito frequente e não causa doença na maioria das vezes. Entretanto, em alguns casos, podem ocorrer alterações celulares que poderão evoluir para o câncer. Essas alterações das células são descobertas facilmente no exame preventivo de Papanicolau, e são curáveis na quase totalidade dos casos. Por isso é importante a  realização periódica deste exame.

Últimas Notícias : Pages : FM Integração