Romeiros de Botucatu e muitas outras regiões de São Paulo ou mesmo do país celebrarão o Dia de Nossa Senhora Aparecida de uma forma especial. No feriado da próxima quinta-feira, dia 12, será realizada a 16ª Romaria a Pé até o santuário em Aparecida de São Manuel.

Os fiéis devem sair de Botucatu ainda na quarta-feira, 11, vão percorrer dezenas de quilômetros durante a noite/madrugada com um roteiro que a rodovia Geraldo Barros, passando pela Fazenda Redenção, já em São Manuel até Aparecidinha. Serão 35 quilômetros em estrada de terra.

Durante todo o feriado serão celebradas várias missas, a última de encerramento terá a presença do arcebispo de Botucatu, Dom Maurício Grotto Camargo, que será seguida da procissão luminosa com a imagens de Nossa Senhora.

Apesar da localidade ser pequena, o Santuário realiza duas grandes festas em louvor a Nossa Senhora, uma em agosto (que marca a assunção da santa) e outra no dia 12 outubro. A do feriado de quinta-feira deve receber milhares de romeiros vindos de toda a região e de outros estados.

As festividades começam nesta segunda-feira (9) e vão se estender até domingo, celebrando os 300 anos do encontro da imagem de Nossa Senhora Aparecida nas águas do Rio Paraíba do Sul.

O cônego administrador da paróquia é Emerson Rogério Anizi e o vigário que assumiu a paróquia é Max Otaviano vindo de Santos. A programação de Aparecidinha para homenagear a padroeira nesta semana é extensa.

O Tríduo Solene com bênção especiais ocorre entre os dias 9 e 11, com missas às 19h30. No dia 12, feriado de Nossa Senhora Aparecida, o Santuário acolhe diversas romarias às 8h onde acontecerá a Missa dos Peregrinos que receberá duas romarias a pé, uma vinda de Botucatu que caminhará 35 quilômetros e outra vinda de São Manuel. Às 11h, ocorrerá a Missa Sertaneja com a acolhida da Cavalgada de Nossa Senhora com comitivas vindas da região. Um almoço tropeiro será servido, com a renda revertida para as obras do Santuário.

Encerrando o dia da padroeira, às 18h, será celebrada pelo arcebispo de Botucatu, Dom Maurício Grotto de Camargo, a missa solene que será seguida da procissão luminosa com a imagem de Nossa Senhora.

Na parte festiva, do dia 11 ao dia 15, a praça de alimentação funcionará em frente ao Santuário, com atrações musicais e shows de prêmios, com a renda revertida ao Santuário.

A Romaria a Pé começa na quarta-feira (11), por volta das 21h em frente à igreja Nossa Senhora da Aparecida em Botucatu. Os romeiros vão seguir até Aparecidinha para chega no feriado. Eles vão passar pela Serra do Araquá, fazendas do entorno, em São Manuel até o destino final na Capela de Aparecidinha.

A devoção a Nossa Senhora Aparecida

A devoção a Nossa Senhora Aparecida na região de Botucatu é tão antiga quanto o próprio Distrito de Aparecida de São Manuel, que completou seus 159 anos. A pesquisa foi feita pelo seminarista Marco Raphael com base no livro tombo da paróquia, livros de registros de São Manuel e documentos da Diocese de Botucatu.

Segundo dados históricos, por volta do ano de 1840, começaram as movimentações para a doação de terras ao Patrimônio de Nossa Senhora Aparecida.

Nascia assim, no ano de 1858 o vilarejo de Água da Rosa, pertencente ao município de Botucatu. Neste mesmo ano foi inaugurada a capela em honra de Nossa Senhora Aparecida, fruto da devoção dos fazendeiros e também dos tropeiros que passavam pelas estradas que cortavam o lugarejo.

A imagem da Virgem Maria que está no altar da paróquia de Aparecidinha foi uma colaboração dos moradores e fazendeiros encomendada de uma fábrica de imagem de gesso de Portugal. Como o pedido não chegou completo e com as características originais da imagem de 1716, veio a estátua de Nossa Senhora com o rosto na cor da pele branca, sendo assim a única nesse tom do Brasil. A original em Aparecida tem o rosto preto.

(Jornal Acontece de Botucatu)

Últimas Notícias : Pages : FM Integração