Os vereadores Christa Pelikan Teixeira (PPS), Marcos Peroto (PPS) e Manezinho Fabiano (PROS) cobram explicações da Prefeitura de Barra Bonita  sobre taxa cobrada através da Contribuição de Iluminação Pública (CIP), uma vez que os moradores alegam que tanto o município quanto a Companhia Paulista de Força e Luz (CPFL) não realizam os reparos necessários no setor.

Os parlamentares querem saber, então, qual órgão deve ser responsável pelos ativos da iluminação pública. Através de requerimento, eles questionam ainda se o Executivo conseguiu liminar junto ao Poder Judiciário, o qual obriga a empresa a continuar responsável pelos serviços e se houve intenção de interromper a cobrança da CIP.

“A lei cobra do cidadão uma taxa de iluminação, mas tenho notícia que a prefeitura conseguiu uma liminar para não executar o serviço”, explica Manezinho Fabiano. Os vereadores questionam, ainda, se foi realizada licitação para a contratação de empresa especializada.

Caso não seja responsável pelos ativos da iluminação pública, o vereador Niles acredita que a cobrança realizada por parte da prefeitura é injusta. “Se é uma taxa criada para a iluminação pública, acho que o dinheiro deve estar separado em uma conta e com correção financeira”, apontou.

O requerimento expedido pelos vereadores foi aprovado por unanimidade na segunda-feira e encaminhado para a prefeitura. O prazo para as respostas é de 15 dias.

Em agosto do ano passado, foi promulgada e publicada a Lei Complementar Municipal nº 120, que instituiu a CIP, prevista no artigo 149-A da Constituição Federal. Na oportunidade, a prefeitura alegou que a instituição do tributo era necessária para atender resolução da Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel), que determinou que os municípios deveriam assumir os ativos da iluminação pública a partir de 1 de janeiro de 2015.

Fonte:JCnet

Últimas Notícias : Pages : FM Integração

Sábado 23 Outubro 2021 Notícias
A Unesp está com inscrições abertas para concursos de empregos públicos técnico-administrativos em diversas unidades universitárias. São, ao todo, 30 vagas, em 24 editais. As inscrições se iniciaram...
Sábado 23 Outubro 2021 Notícias
A Guarda Municipal de Botucatu prendeu no início da noite desta sexta-feira, 22, um homem que danificou objetos do Terminal Rodoviário da cidade. A equipe GEPOM foi solicitada através do 199, já que...
Quinta 21 Outubro 2021 Notícias
Um homem, não identificado, mostrou seu órgão genital para uma adolescente em Jaú. O caso aconteceu na tarde da última segunda-feira (18) por volta das 17h. A menina, que retornava para a casa, foi...