O Governo do Estado de São Paulo, por meio da Companhia de Processamento de Dados do Estado de São Paulo (Prodesp), lançou o aplicativo 'Poupatempo Digital', que permite ao cidadão ter acesso a mais de 60 serviços que foram disponibilizados na plataforma que, anteriormente, eram feitos de forma presencial.

O objetivo do programa é ajudar no enfrentamento ao coronavírus, permitindo que as pessoas consigam resolver suas questões sem precisar sair de casa e ainda mantendo o isolamento social, recomendado pelos órgãos de saúde. Vale destacar que todas as unidades do Poupatempo estão temporariamente fechadas e não estão realizando atendimentos.

De acordo com o superintendente da Prodesp, Ernesto Mascellani Neto, a plataforma segue a mesma ideia do Balcão Único, que antes era disponibilizado em algumas unidades. "A versão digital permite realizar atendimentos através de um único aplicativo, sem precisar buscar outros canais. O uso é bastante fácil e intuitivo, possibilitando, inclusive, editar a tela principal com os serviços que mais interessam aos usuários", avalia.

SERVIÇOS DISPONÍVEIS

A plataforma permite realizar vários tipos de consultas e solicitações, que incluem o atestado de antecedentes criminais, relacionados à Companhia de Desenvolvimento Habitacional e Urbano do Estado de São Paulo (CDHU), Sabesp e Educação, emissão de boletos e certidões municipais.

Algumas opções são exclusivas do aplicativo, como a solicitação de segunda via e renovação da Carteira Nacional de Habilitação (CNH) - que teve a sua validade prorrogada e não precisa ser renovada durante a pandemia -, certidão de prontuário, consulta de pontos, licenciamento de veículos (CRLV), IPVA 2020, acesso ao Seguro-Desemprego, Carteira de Trabalho, entre outras.

Ainda segundo o superintendente, a Companhia trabalha para ampliar ainda mais os serviços disponíveis. "Queremos estar cada vez mais presentes na vida da população para trazer facilidades", garante Neto.

CARTEIRA DE IDENTIDADE

Entretanto, em caso de urgência, o cidadão pode solicitar a segunda via da carteira de identidade (RG) através da sessão 'Fale Conosco", disponível no site (https://bit.ly/3ez5i0F) e no aplicativo.

É importante que o solicitante, já no primeiro contato, informe um número de telefone, um e-mail e o bairro e cidade que mora, para que um atendente responda à solicitação. Esses dados são essenciais para agilizar o procedimento.

Quando o documento já estiver disponível na unidade mais próxima, a retirada do mesmo deverá ser agendada pela mesma sessão.

APLICATIVO

O aplicativo foi desenvolvido apenas para os sistemas operacionais Android (Google Play: https://bit.ly/2Z8S2cD) e iOS (App Store: https://apple.co/2Yx2A64). Após o download, que é gratuito, é necessário efetuar o cadastro para ter acesso aos serviços. Segundo a companhia, para quem já utiliza o site do Poupatempo, é possível utilizar o mesmo login e senha. Para mais informações, acesse o site www.poupatempo.sp.gov.br. (Jcnet) 

 

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