O especialista em recursos hídricos e membro da Câmara Técnica do Comitê da Bacia do Rio Lençóis, Sidney Aguiar, confirmou no início da tarde desta sexta-feira, 18 de novembro, a ocorrência de 2 cabeças d’água na bacia do Rio Lençóis, na zona rural dos municípios de Lençóis Paulista e São Manuel. Os técnicos do Comitê e Defesa Civil de Lençóis Paulista monitora o rio desde o início da madrugada de hoje.

De acordo com Aguiar, as cabeças d’água ocorreram uma a montante do rio em Lençóis a outra a montante do ribeirão Paraíso em São Manuel. Segundo o Comitê da Bacia do Rio Lençóis – CBH-RL, foram empregados os protocolos de segurança contra cheias evitando problemas maiores, mas na tarde desta sexta-feira o Rio Lençóis ainda permaneceu várias horas em estágio de saturação hidráulica moderada, segundo as leituras das telemetrias.

Questionado sobre a previsão de chuvas para esta sexta e sábado, Aguiar explicou que a Defesa Civil emitiu alerta, mas a previsão é de chuva moderada em algumas áreas, com redução de volume para cerca de, 10 milímetros nas 24 horas subsequentes.

“Durante a madrugada o rio encheu e começou a transbordar”, disse Sidney Aguiar, acrescentando que a situação foi controlada graças aos protocolos de segurança adotados pelo Comitê e pela Defesa Civil municipal. Ele revelou que os registros pluviométricos acumulados nas 48 horas dos dias 17 e 18 chagaram a 928 milímetros na área da bacia do Rio Lençóis, em cerca de mil quilômetros de área composta por 7 municípios.

A média de chuva nas últimas 48 horas na região de Lençóis Paulista ficou na média de 116 milímetros. Questionado se há risco de inundação, Aguiar explicou que há, mas a situação é administrável, se for confirmada a previsão da Defesa Civil, de chuvas moderadas. “Se a situação alterar serão adotados novos procedimentos técnicos previstos nos manuais de segurança ambiental da bacia do rio Lençóis”, concluiu.

O volume acumulado precipitado nesse período de 48 horas, foi equivalente a 15 dias para o mês de novembro. Os riscos de novos eventos iguais a esses não são descartados em razão do alto déficit pluviométrico registrado até o momento em toda a região. (Ventura FM)



Últimas Notícias : Pages : FM Integração

Segunda 6 Dezembro 2021 Notícias
Uma batida entre dois veículos na madrugada deste domingo (5) terminou com um dos veículos capotando e atingindo a bomba de um posto de combustíveis na Avenida Investigador Lucídio Leite, no bairro...
Segunda 6 Dezembro 2021 Notícias
Um carro ficou totalmente destruído após o cilindro de gás natural veicular explodir enquanto era abastecido em um posto de combustíveis, na tarde deste domingo (5), em Sorocaba (SP). De acordo com...
Segunda 6 Dezembro 2021 Notícias
O policial de 47 anos relatou na elaboração da ocorrência do plantão policial que o motorista parou em uma das cabines para efetuar o pagamento, quando o PM se aproximou da cabine para determinar...