Uma brasileira, natural de Botucatu, decidiu não apenas mudar de vida, mas viajar a bordo de um mundo mágico. Paola Biagioni Branco da Silva, de 29 anos, trabalha como Tripulante Disney em navios de cruzeiro da empresa desde 2019, quando decidiu largar a vida no Brasil para viver seu conto de fadas.
Ao g1, Paola, que também é influenciadora digital, compartilhou sobre sua jornada profissional e deu dicas para brasileiros que queiram se aventurar nesse mundo.
Se atualmente ela pode se orgulhar de seu “final feliz”, o começo dessa história não foi um dos mais fáceis. O “chamado” para sua “jornada do herói”, como nos roteiros dos filmes, foi durante um momento de dificuldade, em que ela e o marido estavam desempregados.
“Comecei quatro faculdades diferentes sem conseguir terminar nenhuma. Em 2018, fiquei desempregada ao mesmo tempo que o meu marido. Decidimos tentar trabalhar em navios de cruzeiro. Fomos aprovados para uma outra empresa, mas o meu sonho era trabalhar na Disney”, revela.
Depois de dois contratos de sete meses, Paola e o marido, com a experiência adquirida em cruzeiros, foram em busca do sonho. “Foquei nas características da vaga que eu queria, trabalhei os requisitos necessários e felizmente consegui a vaga. Entrei trabalhando no Kids Club, fiz quatro contratos trabalhando e agora ajudo nas excursões”, revela.
Paola trabalha atualmente como Port Adventures Hostess, ficando responsável por cuidar de tudo relacionado aos passeios dos passageiros nos portos que o navio passa durante o cruzeiro.
Ela passa cerca de quatro meses a bordo e volta para o Brasil para seis semanas de férias. “Não são férias remuneradas, a gente só recebe enquanto está aqui mesmo”, conta.
Toda a alimentação no navio é inclusa, assim como o alojamento, o transporte aéreo de ida e volta para o navio e o atendimento médico. Mas nem tudo são flores, o trabalho pode ser mais puxado do que muitos imaginam.
Os funcionários precisam trabalhar sete dias por semana, em contratos que podem durar de quatro a seis meses. Além disso, a hospedagem é gratuita, mas os quartos são compartilhados com colegas.
“A companhia dá toda a parte de alimentação e hospedagem. A gente tem acomodação gratuita, então não tem gastos com nada dessas coisas, podendo economizar um bom dinheiro. No entanto, são quatro meses bem intensos”, comenta Paola.
Para ter chance a uma das vagas, os candidatos precisam ter mais de 21 anos de idade, ser fluente em inglês e ter experiência na área escolhida. Também é obrigatório ter passaporte válido e obter vistos específicos, para os quais a empresa fornecerá os documentos necessários.
Segundo o site Business Insider, os salários variam entre 2 mil e 3,3 mil dólares por mês, algo em torno de R$ 6,3 mil a R$ 10,4 mil mensais. Como o funcionário contratado não gasta nada com hospedagem e alimentação, essa pode ser uma oportunidade interessante para quem quer viajar pelo mundo de forma econômica. Paola, por exemplo, destaca a visita a países como Bahamas, Estados Unidos, México e Jamaica.
“Já fiz Estados Unidos e Caribe, então eu já fui para Bahamas, México, Jamaica. Ilhas Virgens Britânicas, Ilhas Virgens Americanas e Porto Rico. Esses foram os lugares em que eu fui trabalhando com a Disney. Mas a empresa faz outras rotas e eu ainda não tive oportunidade de fazer ainda, como Alasca, Havaí, Europa e até mesmo a Austrália”, comenta.
Apesar das dificuldades e do tempo integral dedicado à empresa nos quatro meses de contrato, Paolla revela que a experiência envolve também momentos de alegria e encantamento com o “mundo mágico”.
“Poder visitar os parques sabendo que a gente faz parte de tudo aquilo, é bem mágico. Nós ganhamos acesso gratuito a todos os parques no mundo, além de desconto em várias coisas. Saber como é que funciona a parte do backstage e saber que você faz parte daquela magia, é muito gratificante. É um mundo mágico realmente”, conta.
“Muita gente fala ‘não tenho experiência em nada’. Aí eu falo, ‘mas você nunca trabalhou em nada?’ Aí a pessoa fala ‘eu sempre fui vendedora de loja’. Pronto, eu tenho vendedores de loja no navio também. Então é uma vaga que se encaixaria dentro das experiências da pessoa, mas ela não sabia porque ela não pesquisou. Então, é muito importante antes de se inscrever, pesquisar bastante”, aconselha.
Além de sua profissão como Tripulante Disney, Paola é influenciadora digital desde 2019, quando começou a postar vídeos sobre sua rotina de trabalho em navios de cruzeiro.
Em 2020, durante a pandemia, ela investiu todo seu tempo nas redes sociais, mostrando mais sobre como era trabalhar em um navio. Seu objetivo é passar a trabalhar apenas com suas redes sociais e inspirar cada vez mais pessoas a saírem de suas zonas de conforto e desbravarem o mundo.
“Eu não pretendo mais fazer muitos contratos. Pretendo ficar aqui por mais um contrato e aí ficar só com as minhas redes sociais mesmo. Eu também tenho um sonho de futuramente auxiliar pessoas que querem vim trabalhar em navio também. A minha ideia é tentar ser recrutadora de navios”, conta.
“Recebo muitas mensagens de pessoas dizendo que as inspirei a correr atrás dos sonhos e que estão estudando inglês para poder alcançar. Só posso desejar boa sorte a todos que decidirem lutar por seus sonhos”, pontua.
Fonte: G1 (Foto: Instagram/Reprodução)