145 presos de unidades prisionais de Bauru (SP) não retornaram, na última segunda-feira (17), após a segunda saída temporária de detentos em 2024. A informação foi divulgada pela Secretaria da Administração Penitenciária (SAP).
A concessão do benefício ocorreu no dia 11 de junho em todo o estado de São Paulo. Segundo a SAP, foi autorizada a saída temporária de 3.931 reeducandos dos Centros de Progressão Penitenciária (CPPs) 1, 2 e 3, em Bauru, com retorno programado até as 18h de segunda-feira (17).
Aqueles que não retornaram na data e horário programados tem o benefício suspenso e são considerados foragidos. Ao todo, os presos em regime semiaberto têm direito a quatro saídas ao ano e o calendário é definido pelo Judiciário.
Ainda segundo a SAP, entre os detentos que regressaram, 33 foram flagrados por meio de escâner corporal tentando entrar nas unidades com entorpecentes, celulares e equipamentos eletrônicos escondidos no corpo.
Os itens apreendidos incluem 85 invólucros de maconha (1,7 kg), 60 pacotes com cocaína (399 gramas), 31 minicelulares, 11 placas e quatro baterias de celular, quatro fones de ouvido, seis cabos de fio de áudio, três chips telefônicos e um plugue USB.
Todos os casos foram registrados no plantão policial e os presos, que cumpriam pena no regime semiaberto, regrediram para o regime fechado.