O transporte coletivo urbano de São Manuel voltou ao centro das críticas por parte dos usuários. Passageiros relatam uma série de problemas na prestação do serviço realizado pela AS Transportes, concessionária responsável pelo sistema desde o primeiro trimestre de 2025.

Entre as principais queixas estão ônibus com ar-condicionado inoperante e janelas lacradas, o que tem causado desconforto aos passageiros, especialmente em dias de temperaturas elevadas. “Janelas todas travadas, ar sem funcionar, a gente morre nessa porcaria. Não tá funcionando o ar e as janelas ficam travadas pra não abrir, inclusive os ônibus verdes, recém-adquiridos pela empresa. Parece um forno”, desabafou um usuário.
Além do problema de ventilação, moradores também apontam descumprimento de horários, alterações em linhas pré-determinadas e veículos em más condições de conservação.
Notificação e possível rescisão
Diante das reiteradas reclamações, a Prefeitura notificou a empresa na tarde desta segunda-feira (23), determinando que toda a frota passe por vistoria. De acordo com a administração municipal, os veículos que não apresentarem condições adequadas serão bloqueados e impedidos de circular.
O Executivo afirma que o contrato não vem sendo cumprido e que já foram aplicadas notificações e multas previstas, sem que houvesse melhora efetiva no serviço. Por esse motivo, a Prefeitura estuda a rescisão contratual, alegando que todas as medidas administrativas cabíveis já foram adotadas.
A situação deve resultar em uma disputa judicial entre as partes. Enquanto o município defende o rompimento do contrato, a empresa pretende manter a concessão e argumenta que vem promovendo melhorias, como a substituição de micro-ônibus por ônibus convencionais, numa tentativa de reduzir problemas de superlotação.
Promessa de campanha e tarifa reduzida
Durante a campanha eleitoral, o então candidato e atual prefeito, Odirlei Felix, prometeu reformular o sistema de transporte coletivo, ampliar as rotas e reduzir o valor da tarifa de R$ 3,40 para R$ 1,00, medida que foi implementada.
No entanto, passados quase 12 meses do início da nova concessão, o serviço tem sido alvo constante de críticas, colocando em xeque a qualidade do transporte oferecido à população, mesmo com a tarifa reduzida.
A administração municipal afirma que segue acompanhando a situação e que novas medidas poderão ser anunciadas nos próximos dias, enquanto usuários aguardam melhorias concretas no serviço essencial para o deslocamento diário. (FM Integração)