O projeto “Interface Água-Memória” reúne relatos de moradores de Botucatu que vivenciaram o Ribeirão Lavapés em um período em que suas integravam ainda mais o cotidiano da população. No passado, o local era frequentado por crianças e adultos para banho, lazer e convivência, além de servir como fonte de alimento e abastecimento para pessoas e animais.
Com o passar do tempo, o ribeirão passou por processos de assoreamento, o que comprometeu seu uso e alterou a relação da comunidade com o espaço.
A iniciativa propõe a valorização dessas memórias por meio de uma construção poética e visual. Os relatos coletados foram sobrepostos a imagens de papéis de seda azuis lançados sobre as águas do ribeirão, criando uma representação simbólica das lembranças e da relação afetiva com o local.
O trabalho também convida à reflexão sobre o futuro do Lavapés, apontando para a possibilidade de recuperação e reconexão da população com o curso d’água.
O resultado do projeto pode ser acessado por meio DESTE LINK
A ação foi realizada com recursos do Edital nº 06/2024 do Programa de Incentivo à Produção Artística (PIPA), da Secretaria Municipal de Cultura.
Fonte:Prefeitura de Botucatu.