20 anos

a primeira da cidade

Baleias jubartes aparecem mortas em praias no litoral de SP

Duas baleias-jubartes, da espécie Megaptera novaeangliae, foram encontradas mortas na areia das praias de Balneário São Januário e Pedrinhas, em Ilha Comprida, no litoral de São Paulo. Os animais mediam em torno de sete e nove metros de comprimento e já estavam em avançado estágio de decomposição, o que não possibilitou identificar a causa de suas mortes.

De acordo com o Instituto de Pesquisa de Cananéia (IPeC), a primeira baleia foi encontrada em São Januário por uma moradora, que acionou o órgão, na segunda-feira (28). Já o segundo animal foi identificado pela equipe do Projeto de Monitoramento de Praias da Bacia de Santos (PMP-BS), na quarta-feira (30), na região da comunidade de Pedrinhas.

Ainda segundo o IPeC, não foi possível afirmar a idade e o sexo dos animais, mas pelo tamanho das baleias, o instituto acredita que elas estavam entre a fase juvenil e adulta. O órgão explicou ainda que não foi possível fazer a necrópsia, que apontaria as causas da morte. Há a possibilidade de ser desde morte natural como também ingestão de lixo, vindos da pesca.

Baleias- jubartes

Segundo o IPeC, as baleias-jubarte são animais migratórios. A população se reproduz ao longo da costa brasileira e migra para águas antárticas para se alimentar durante o verão.

No período de inverno e primavera, elas voltam para o Brasil para acasalar ou cuidar de seus filhotes, o que explica a maior incidência de animais jovens encalhados nas praias nessa época do ano. Entre as possíveis causas desses encalhes, está a interação negativa com petrechos de pesca.

Fonte: G1 (Foto: Gabriel Matheus)

plugins premium WordPress