Uma parceria entre a Prefeitura de Botucatu e a Universidade Estadual Paulista (Unesp) disponibilizará pelo menos seis ultrarrefrigeradores para acondicionamento de vacinas no município. A medida prevê o estabelecimento da infraestrutura necessária para armazenar doses do imunizante suficientes para toda a cidade e municípios da região do Pólo Cuesta, em temperaturas inferiores a -80°.
Os equipamentos pertencem às faculdades da Unesp em Botucatu: Faculdade de Medicina (FMB), Faculdade de Ciências Agronômicas, Instituto de Biociências (IB) e Faculdade de Medicina Veterinária e Zootecnia (FMVZ).
“Mais uma vez vemos a Unesp de Botucatu, ao lado do povo botucatuense, demonstrar interesse em apoiar a administração municipal nas medidas de combate a essa doença. Estamos na vanguarda dessa luta. Muitos municípios não terão essa estrutura e nós já garantimos o necessário para que a imunização ocorra assim que (a vacina) for disponibilizada, com os ultrarrefrigeradores e as seringas e agulhas”, afirmou o prefeito Mário Pardini.
A reunião que sagrou a parceria contou com a participação do prefeito Pardini, do Secretário Municipal de Saúde, André Spadaro, do reitor da Unesp a partir de 2021 e recém-eleito, Pasqual Barretti, da Diretora da FMB Maria Cristina Pereira Lima, da vice-diretora da FMB Jaqueline Caramori, do diretor do IB, Cesar Martins, e do diretor da FMVZ, Celso Antônio Rodrigues.
“Além de ajudar neste combate a pandemia, ao disponibilizar esses equipamentos, que originalmente são utilizados para pesquisa, a universidade pública cumpre seu papel de responder às necessidades da população”, citou a Diretora da FMB, Maria Cristina Pereira Lima.
A estrutura garante a Botucatu e aos municípios da região a possibilidade de receber outros tipos de vacina que requerem armazenamento em temperaturas extremamente baixas, como por exemplo, o imunizante produzido pelo laboratório Pfizer/BioNTech.
“Mais uma vez Botucatu sai na frente no cenário nacional de combate a pandemia. A liderança do prefeito Pardini se mostra neste trabalho, o que é fundamental. Estamos muito felizes em colaborar”, finalizou Pasqual Barretti.
Fonte: JCnet