O Centro de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos (Cenipa), vinculado à Força Aérea Brasileira (FAB), divulga, às 17h desta sexta-feira (6), o relatório preliminar sobre o motivo da queda do avião da Voepass, que deixou 62 pessoas mortas em Vinhedo (SP), no dia 9 de agosto.
De acordo com o órgão, o reporte preliminar, que será apresentado na sede do Cenipa em Brasília (DF), “trará informações acerca do andamento das investigações sobre o acidente”.
Já o relatório final, de acordo com a FAB, “será divulgado no menor prazo possível, dependendo sempre da complexidade da ocorrência”. A queda da aeronave, que saiu de Cascavel (PR) e iria para Guarulhos (SP), não deixou sobreviventes.
O gravador de voz da cabine do ATR 72-500 registrou conversas do copiloto sobre “dar potência” à aeronave minutos antes da queda, além de gritos dentro do avião. As duas horas de transcrição foram feitas pelo laboratório de leitura e análise de dados do Cenipa.
Segundo os investigadores do Cenipa, a análise preliminar dos dados indica que o avião perdeu altitude de forma repentina. Entretanto, a análise do áudio da cabine, sozinha, não é capaz de cravar uma causa aparente para a queda.
Investigação da Polícia Federal
Em paralelo à investigação do Cenipa, a Polícia Federal (PF) também apura as razões do acidente por meio de análises dos dados de componentes e caixas-pretas do avião.
A investigação acontece de forma conjunta entre os dois órgãos. Diferentemente do Cenipa, que apura as causas para apontar melhorias e evitar futuras tragédias, a investigação da polícia busca verificar se existem pessoas que devam ser responsabilizadas criminalmente pela tragédia.
Por isso, a PF vai produzir, paralelamente ao relatório final do Cenipa, um Laudo de Sinistro Aeronáutico. Para a produção dele, peritos criminais do Instituto Nacional de Criminalística vão acompanhar todos os exames, ensaios e testes realizados no Cenipa, incluindo análise dos destroços, do motor, das caixas pretas e outros.
Segundo a corporação, esse documento é importante porque traz aspectos técnicos e científicos acerca do acidente aéreo que, confrontados com testemunhas, podem indicar se atuações pessoais contribuíram com o acidente.
Fonte: G1