Na noite da última quinta-feira (5) uma chuva de 13 milímetros com vento de forte intensidade, acabou causando destelhamento, quedas de árvores, torre, muros, placas de sinalização de trânsito, queda de postes de energia elétrica com rompimento de cabos, em vários bairros da cidade.
As regiões afetadas foram: Desmembramento Hélio Aguiar, Santa Mônica, José Maria Zanotel, Nova Conquista 2 e 3, Bela Vista, Cohab 3, Santa Terezinha, Vila Rica e região do centro próxima a estação ferroviária.
A equipe da Defesa Civil comandada pelo presidente Michael Alves e uma equipe da Diretoria de Gestão e Serviços acompanhou as ocorrências, dando suporte as pessoas com as residências atingidas, principalmente com relação ao destelhamento de algumas casas e ainda desobstruindo as vias, onde ocorreram as quedas de árvores.
Na manhã desta sexta-feira (6), a Defesa Civil Municipal, juntamente com as equipes das Diretorias de Agricultura e Meio Ambiente e engenheiros da Diretoria de Obras fizeram visitas aos locais atingidos, para verificarem a necessidade de alguma interdição dos mesmos, comunicando posteriormente, através de relatório técnico e fotográfico sobre as estruturas dos imóveis danificados, sendo as ocorrências registradas e enviadas à Defesa Civil Estadual.
Também uma equipe de assistentes sociais da Diretoria Municipal da Promoção Social visitou as residenciais atingidas para dar o apoio necessário as pessoas residentes nas mesmas.
Inúmeras perdas materiais ocorreram infelizmente, mas sem registrar nenhuma vítima, felizmente.
Os locais atingidos que foram objetos de registros pela Defesa Civil:
Avenida João Batista Grava, 231, destelhamento de casa no jardim Santa Mônica;
Rua Pedro Francisco dos Santos, 341, bairro Vila Rica;
Rua Olívio Dalacqua, números 20, 30, 40, 50 e 60, na COHAB 3;
Rua José Ambrozim, nº 100 na Cohab 3, com queda de arvore;
Rua José Lourenço Blanco, 21, na Cohab 3, com queda de árvore;
Rua São Manuel, barracão da ACAPEL queda de muro na Vila Santa Terezinha;
Vicinal Nilo Lisboa, no loteamento Dinkel 3, com lama na pista, em razão da reconstrução da galeria na Rua Maria Ferrão Dinkel.
Queda da torre de retransmissão do sinal de internet na sede da Associação dos Servidores Públicos Municipais, na Rua Geraldo Doto, no jardim Bela Vista, deixando sem sinal os seguintes locais: – Posto de Saúde do Vila Rica, Posto de Saúde da São Geraldo, Escola Milton Monti, PAT / Banco do Povo / Procon, EMEFEI Maria José Bordini Paschoal Bordini e Unidade do CRAS da vila São Geraldo, Diretoria de Cultura e Biblioteca Municipal;
;
Rua João Batista Grava, queda de 3 muros;
Rua Gabriel Bagé, bairro Conquista, cruzamento com a vicinal Tarcílio Baroni, com queda de árvore;
Estação Ferroviária com queda de tapume de zinco do cercamento da obra;
Queda de muros e árvores e destelhamentos de diversas casas e chácaras no bairro Hélio Aguiar.
Queda de placas de sinalização de trânsito;
Deslocamento do ponteiro da Rosas dos Ventos do Museu Histórico e Pedagógico “Padre Manoel da Nóbrega”.