A Diretoria de Saúde de São Manuel, através setor de Controle de Endemias, realizou uma nova Avaliação de Densidade Larvária (ADL) do município. A pesquisa aponta uma taxa de 2,49% de infestação do mosquito Aedes aegypti, transmissor da Dengue, Zika, Chikungunya e febre amarela na cidade, o que indica um sinal de alerta para infestação.
O dado demonstra que a cada 1000 residências no município, 25 tem focos do Aedes aegypti. Os índices são classificados pelo Ministério da Saúde, com base na Organização Mundial da Saúde (OMS), entre satisfatório (até 1%), alerta (acima de 1% até 3,9%) e risco (acima de 3,9%).
A orientação da Diretoria é que os munícipes realizem vistorias em seus imóveis pelo menos uma vez por semana para remover a água parada dos recipientes, colocando-os em local coberto para que não retenham água da chuva.
Os proprietários de lotes e casas vazias devem manter suas propriedades limpas e livres de possíveis focos do mosquito, estando sujeitos à multas, a partir de 06 de março, conforme a Lei municipal nº 4526, de 21 de dezembro de 2022 e do Decreto nº4042, de 03 de fevereiro de 2023.
“Temos que lembrar a população, mais uma vez, do papel de cada um nesta luta contra o mosquito. É preciso redobrar os cuidados nessa época chuvosa, verificando constantemente os quintais, não podemos deixar o mosquito nascer”, informa o coordenador de Endemias, Fabiano Tarasca.
Primeiro Caso de Dengue no Município
A Diretoria Municipal de Saúde, através da equipe de Controle de Zoonoses atualizou ontem (16/02) os casos de Dengue no Município neste ano de 2023.
De 6 amostras colhidas de pacientes que apresentavam algum sintoma, somente um, morador da região central da cidade, deu positivo, sendo os demais descartados.
A orientação da Diretoria Municipal de Saúde é que a população faça uso de repelentes, se hidrate bem, tomando muita água; água de coco e isotônicos e que colabore, deixando terrenos e quintais limpos, não deixando água acumulada em recipientes, que se tornam criadouros preferidos do mosquito
Qualquer sintoma da doença, as pessoas devem procurar uma Unidade de Saúde o mais breve possível.