19 anos
a Primeira da cidade

19 anos
a Primeira da cidade

rodrigo agostinho

Ex-deputado federal Rodrigo Agostinho é confirmado na presidência do Ibama

O ex-deputado federal Rodrigo Agostinho (PSB) foi nomeado nesta sexta-feira (24) para o cargo de presidente do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama).

A cerimônia de posse de Agostinho na nova função ocorre na próxima terça-feira (28) em Brasília.

A ministra do Meio Ambiente, Marina Silva, deve participar. Ela convidou Agostinho para assumir o Ibama em janeiro.

Rodrigo Agostinho foi prefeito de Bauru (SP) por dois mandatos. E, em 2018, foi eleito deputado federal (veja mais detalhes abaixo).

Vinculado ao Ministério do Meio Ambiente, o Ibama, entre outras atribuições, fiscaliza a execução de políticas relativas a licenciamento ambiental e à autorização de uso dos recursos naturais.

Como presidente do Ibama, Rodrigo Agostinho terá a missão de reestruturar o órgão que, para especialistas, foi alvo de desmonte durante a gestão Jair Bolsonaro (PL).

Ele também terá de lidar com os ataques criminosos que o Ibama vem sofrendo. Nesta quinta-feira (23), por exemplo, garimpeiros armados atacaram a base do órgão na Terra Indígena Yanomami.

Ex-deputado federal Rodrigo Agostinho é nomeado presidente do Ibama — Foto: Reprodução / Diário Oficial da União

Ex-deputado federal Rodrigo Agostinho é nomeado presidente do Ibama — Foto: Reprodução / Diário Oficial da União

Durante o mandato como parlamentar, Rodrigo Agostinho foi presidente da Comissão de Meio Ambiente da Câmara dos Deputados e coordenador da Frente Parlamentar Ambientalista do Congresso Nacional.

Em novembro do ano passado, participou da Conferência das Nações Unidas sobre as Mudanças Climáticas (COP 27), representando a Câmara.

Na ocasião, afirmou que o Brasil retornava ao cenário climático global com a derrota do ex-presidente Jair Bolsonaro para Luiz Inácio Lula da Silva (PT) nas eleições.

Fonte: G1(Foto: Pablo Valadares/Câmara dos Deputados)

plugins premium WordPress