No último dia 18, atendendo a solicitação de dois alunos Samuel e Kaike, integrantes do Grêmio Estudantil da Escola Estadual “Francisco de Oliveira Faraco”, da Cohab I, a GCM de São Manuel, indicou a GCM Simone Parenti, integrante da Patrulha Maria da Penha, para falar sobre a violência doméstica e seus desdobramentos.
Segundo a palestrante, o corpo diretivo, alunos e funcionários recepcionaram da melhor maneira possível a sua presença e participaram das palestras, que foram realizadas no período da manhã e também no período da tarde.
“Fomos surpreendidos com esse convite, confesso, mas incentivada pelo nosso Diretor de segurança, Dr. Adjair de Campos, que implantou a Patrulha Maria da Penha em nossa cidade, resolvi aceitar o desafio e a acolhida e a participação de todos foi muito importante”, disse a GCM Simone.
Patrulha Maria da Penha
Foi implantado dentro das ações executadas pela GCM no Município, a Patrulha “Maria da Penha”, visando dar assistência e acompanhar as mulheres, vítimas de violência doméstica e abuso sexual e dar apoio a DDM (Delegacia de Defesa da Mulher), nos casos de femicídios registrados.
A equipe desde então conta com uma equipe especializada, coordenada pelos GCMF Simone e Luciano. O programa teve início no dia 18 de dezembro de 2019.
Justificando a implantação da Patrulha Maria da Penha em São Manuel, o Diretor de Segurança, Dr. Adjair de Campos enfatizou que objetivo foi o de ampliar e modernizar as ações da GCM, ficando mais próxima da comunidade, especialmente daquelas pessoas que sofrem violência física, psicológica e sexual no ambiente familiar.
A Patrulha conta inclusive com um aplicativo, via celular, que pode ser acionado a qualquer momento, pelas pessoas que se encontram sob medida protetiva, ou ameaçadas. Imediatamente os GCMs responsáveis se deslocam até o local indicado pelo aplicativo, no sentido de proteger a vítima que se encontra em situação vunerável.