19 anos
a Primeira da cidade

19 anos
a Primeira da cidade

2

Luzes são vistas no céu do interior paulista

O que parece ser a entrada de um meteoro na atmosfera terrestre foi flagrada por moradores de várias cidades do interior paulista na noite desta segunda-feira (9). O fenômeno ocorreu por volta das 19h e surpreendeu muitas pessoas.

O mesmo fenômeno foi visto em Araraquara, Pirassununga, Mococa, Rio Claro, Santa Rita do Passa Quatro, Descalvado e São Carlos. Há relatos também de Botucatu e Pardinho.

De acordo com o físico e professor da Universidade Federal São Carlos (UFSCar), Adilson Jesus Aparecido de Oliveira, a primeira impressão é que um dos vídeos mostra a entrada de um meteoro na atmosfera terrestre.

“Ele vai se aquecendo e partindo em alguns pedaços. Vai aparecendo vários pontos brilhantes, ele foi se quebrando na entrada. Geralmente não é muito grande, pode ser uma coisa de alguns centímetros”, explica.

Outra possibilidade, segundo o professor, poderia ser lixo espacial, como fragmentos de satélite.

YouTube player

Segundo o astrônomo Renato Poltronieri, de Nhandeara (SP), indícios indicam ser um “fireball”.

“Foi muito grande e passou bem baixo. Esse durou de 18 a 20 segundos se arrastando entre os estados de Minas Gerais e São Paulo e a velocidade foi de 13 quilômetros por segundo. Lixo espacial por enquanto estamos descartando, porque ele tem velocidade mais lenta”, explica o astrônomo.

Renato é membro da Bramon – Rede Brasileira de Monitoramento de Meteoros, e possui equipamentos que conseguem medir a velocidade, tamanho e até a duração dos fenômenos.

Renato explica que o que diferencia o “fireball” de um meteoro é o tamanho e o brilho.

Fonte: G1 (Foto: Vinícius Oliveira/Arquivo pessoal – Vídeo: Arquivo pessoal/SBT News)

plugins premium WordPress