20 anos

a primeira da cidade

IMG-20230726-WA0138

Não há obras paradas em São Manuel, “Essa empresa é muito ruim” afirma Salaro

O prefeito de São Manuel Ricardo Salaro afirmou em na entrevista na Rádio Clube que não há obras paradas em São Manuel, mas sim atrasos. O prefeito falou sobre obras que ocorrem no município e pontua os problemas de cada uma delas, mas garante que não estão paradas.

Há quase 90 dias a principal avenida da cidade, a José Horácio Mellão, está em obras, bem como a Avenida Irmão Aldo Marini devido a construção de novas galerias para melhor escoamento de águas de chuvas e causam transtornos a moradores, comerciantes e motoristas de uma forma geral.

Trecho em obras na Avenida José Horácio Mellão/Foto: Área 14

Sobre a obra da Avenida José Horácio Mellão, o prefeito disse que a empresa responsável pela execução do projeto ganhou os três lotes de licitação, que incluem a avenida Aldo Marini, a Gustavo Campanha e a Rua 03 de Maio. Segundo ele, a empresa tem se mostrado problemática, e a municipalidade tem notificado e acompanhado de perto o desenvolvimento dos trabalhos.

“Todo dia tem alguém que me pergunta”, disse o Prefeito Ricardo Salaro ao ser questionado sobre o estado das obras na Avenida José Horácio Mellão. A expectativa era de que na última quinta-feira uma máquina para fresamento da avenida chegasse para iniciar a preparação do novo asfalto, o que não aconteceu e foi adiado para esta semana.

A empresa responsável pela execução dos três lotes de licitação tem sido alvo de críticas por parte do prefeito.“Essa empresa é muito ruim”, afirmou Ricardo Salaro, acrescentando que, na rua 03 de maio, no Canepelle, será necessário fazer uma capa de asfalto completamente nova, uma vez que a prefeitura não aceitou o que foi entregue.

Apesar das dificuldades encontradas, Salaro garante que a municipalidade está acompanhando de perto o andamento das obras e afirmou que as obras serão concluídas, independentemente dos desafios enfrentados.

Na entrevista da última sexta-feira, o prefeito destacou que em sua gestão, apenas três obras em específico ficaram paradas: o posto de saúde da Vila Rica, o prédio da merenda escolar e a ampliação da creche José Bonome. As demais, apenas sofreram atrasos.

No caso do posto de saúde da Vila Rica, a obra estava avançando bem, mas com o falecimento do proprietário da empresa responsável, surgiram problemas que levaram à necessidade de relicitação. Apesar dos contratempos, a construção foi concluída recentemente, proporcionando à comunidade um importante espaço de atendimento médico.

Já o prédio da merenda escolar teve um histórico de atrasos mais significativo. Inicialmente, a empresa de Botucatu deveria ter concluído a obra em agosto de 2022, mas, naquela época, apenas 35% das obras haviam sido executadas. Em decorrência dos problemas enfrentados com a empresa, foi preciso realizar uma nova licitação para que a construção pudesse ser retomada. A expectativa é de que a obra seja concluída em até 90 dias.

Outro projeto que enfrentou dificuldades foi a ampliação da creche José Bonome. Até dezembro de 2021, a obra estava 50% concluída, exatamente como previa o cronograma, mas a empresa responsável saiu de férias coletivas e não retornou aos trabalhos. Foi um abandono de obra e a rescisão contratual e os trâmites legais foram necessários para a busca de uma solução. Felizmente, a situação foi resolvida, e espera-se que a obra seja retomada em breve para conclusão.

O Prefeito Ricardo Salaro ressalta que em São Manuel o pagamento das empreiteiras é realizado conforme as etapas da obra são concluídas, o que incentiva o cumprimento dos prazos estipulados. Além disso, eventuais multas são descontadas do valor a ser pago, garantindo o comprometimento das empresas com a qualidade e o cumprimento dos prazos estabelecidos.

“Obras dão muito trabalho, mas estamos fazendo tudo de forma correta para que as pessoas não tenham outros problemas, como os que nos deparamos quando ocorrem intensas chuvas”, afirmou o prefeito.

O mercado municipal, que também está em construção, é outra obra que enfrenta atrasos. No entanto, o prefeito assegura que todas as obras serão concluídas, mesmo que algumas demandem mais tempo do que o desejado. A prioridade é garantir a qualidade das construções e a segurança para a população.

A Prefeitura de São Manuel continua trabalhando em conjunto com as empresas contratadas para superar os desafios e concluir todas as obras em andamento. A população espera ansiosamente a conclusão desses projetos, o fim dos transtornos que são inevitáveis como em qualquer obra, mas que no fim, trarão benefícios significativos para a cidade. (com informações do site Área 14)

plugins premium WordPress