18 anos
a Primeira da cidade

18 anos
a Primeira da cidade

Jose-Rocha-550x367

Deputado quer Grupo de Trabalho no Congresso para monitorar preparativos do Brasil para Copa

O Congresso Nacional voltou ao batente na última segunda-feira com uma pauta no mínimo inusitada na Comissão de Esporte. O deputado José Rocha (União-BA) pretende tirar da fila o requerimento apresentado em 8 de julho para a criação de um Grupo de Trabalho para acompanhar a preparação do Brasil para a Copa do Mundo, de 21 de novembro a 18 de dezembro, no Catar. O tema entrou na pauta desta quarta-feira.

 

Presidente do Vitória de 1983 a 1985, e membro do Conselho Deliberativo do clube baiano, José Rocha é figurinha carimbada na bancada da bola. Foi um dos membros, por exemplo, da CPI da Máfia do Futebol. Participou de discussões da Lei Pelé como as relações de trabalho do atleta profissional de futebol e as normas gerais.

 

Um dos argumentos para a criação do grupo é o jejum de 20 anos da Seleção. “O futebol brasileiro vive uma conjuntura delicada no cenário mundial: desde a conquista do pentacampeonato em 2002, o Brasil não chega a uma semifinal da Copa do Mundo. Exceção feita apenas na edição de 2014, em que fomos o país sede e fomos eliminados de forma vexatória pela Alemanha. Desde que conquistamos a Copa pela última vez, há exatos 20 anos, o Brasil não vence uma seleção europeia nas fases decisivas da competição”, diz a justificativa apresentada à Comissão do Esporte.

 

O político cita, ainda, os efeitos colaterais causados pela abstinência. “A imagem da Seleção está em baixa e, por causa disso, o futebol brasileiro tem se afastado cada vez mais do público. Precisamos então recuperar esse esporte que, além da função social indiscutível que possui, é considerado paixão nacional”, reforça o deputado José Rocha.

 

No fim do requerimento, ele tenta explicar o motivo para a criação da equipe. “A proposta desse Grupo de Trabalho é provocar discussões dentro deste colegiado e junto à Confederação Brasileira de Futebol, entidade máxima do futebol brasileiro, como parte de um conjunto de esforços para resgatar a imagem do Brasil como ‘o país do futebol’”.

 

Por fim, pede apoio aos colegas da Câmara dos Deputados. “Nesse sentido, por tratar de tema constantemente demandado pela sociedade brasileira, conto com o apoio dos meus ilustres pares nesta Comissão para a aprovação deste requerimento”, encerra. (Correio Braziliense)