20 anos

a primeira da cidade

Pais denunciam Santa Casa de Limeira após criança ter gaze esquecida no corpo durante cirurgia: ‘foi desesperador’, diz mãe

Os pais de um menino, de 5 anos, registraram uma denúncia contra a Santa Casa de Limeira (SP) na Polícia Civil nesta terça-feira (27). Segundo a família, a criança vomitou uma gaze esquecida no corpo sete dias após passar por cirurgia no nariz. No pós-operatório, a criança sentia dores, falta de apetite e febre. Depois de engasgar e sentir dificuldade de respirar, a criança soltou o tecido cirúrgico. “Foi desesperador”, disse a mãe.

As queixas do filho teriam sido classificadas como “manha” pelo médico que atendeu o caso, segundo a mãe da criança. Procurada pela reportagem da EPTV, afiliada da Globo para região de Piracicaba (SP), a Santa Casa de Limeira hospital afirmou em nota, nesta quarta-feira (28), que abriu investigação interna e toma medidas cabíveis.

Antes da consulta de retorno, durante o período de recuperação pós-operatório, o menino não conseguia dormir e teve febre. “Além disso, tinha um odor muito forte. Não dava para ficar perto dele. O médico examinou e disse que era normal da cirurgia. Mas, eu estranhei porque esses sintomas só apareceram quase sete dias”, relatou.

Ao retornar para casa com a criança após a atendimento de retorno, a mãe disse que fez um purê para alimentar o filho. “Quando cheguei na cozinha, meu filho filho estava com as mãos erguidas pedindo socorro e sem ar. Peguei na cintura dele e apertei. O tufo de gaze saiu junto com o que ele cuspiu na pia”, contou.

Santa Casa de Limeira

A diretoria da Santa Casa de Limeira afirmou à reportagem da EPTV, afiliada da Globo para região de Piracicaba afirmou, em nota, que revisa os protocolos e analisa o caso para, depois, tomar medidas eventuais medidas cabíveis.

“Todas as medidas internas já foram iniciadas desde o início desta quarta-feira (28). Todos os setores competentes estão envolvidos nestas medidas de apuração e identificação para posteriores eventuais outras ações. Paralelamente, protocolos estão sendo revistos”, comunicou em nota.

O hospital disse que a criança foi acolhida ao retornar ao Pronto-Socorro. “Foram feitos exames e verificadas boas condições. Por este motivo, foi liberada. A Santa Casa de Limeira atende centenas de pessoas todos os dias pelo Sistema Único de Saúde (SUS) e preza pela melhoria contínua no atendimento. O compromisso do hospital é dar toda a atenção que o caso exige”, afirmou.

Em relação às queixas da criança, relatadas na primeira semana após a cirurgia, a Santa Casa disse os sintomas podem ser comuns no pós-operatório.

“Queixas relatadas na primeira semana, como dor, falta de apetite e mau hálito são sintomas de pós-operatório, compatíveis com o período do tipo de cirurgia e, por isso, não levantou nenhuma suspeita além no momento da consulta”, completou.

YouTube player

Fonte: G1 (Foto: Foto: Reprodução/EPTV – Vídeo: Portal Notícia de Limeira)

plugins premium WordPress