Criada em dezembro de 2019, Patrulha Maria da Penha visa dar assistência e acompanhar as mulheres, vítimas de violência doméstica e abuso sexual no Município e, neste ano, realizou 82 atendimentos.
Em janeiro foram registrados 20 chamados, em fevereiro 15, março 35 e, até o dia 12 de abril, a unidade foi acionada 12 vezes. Deste total, 28 solicitações foram feitas através do aplicativo “Está Acontecendo”, que possibilita à pessoa em situação de risco se comunicar com a GCM de forma rápida e discreta.
A Patrulha Maria da Penha atende hoje à 133 medidas protetivas vigentes, solicitadas desde novembro de 2022 até o corrente mês.
Os dados representam uma queda em relação à 2022, que apresentava 26 chamados em janeiro, 20 em fevereiro e 25 em abril. Já o mês de março de 2023 teve um aumento de 8 casos com base no mesmo período do ano passado.
A unidade é composta pelos GCMs Angélica, Gomes e Jennifer que atendem as ocorrências registradas pelo telefone 199 da Guarda Municipal, bem como pelo Aplicativo ” Está Acontecendo”.
A Patrulha conta com apoio da DDM (Delegacia de Defesa da Mulher) e toda equipe técnica da Prefeitura Municipal de São Manuel, composta pela Diretoria da Promoção Social, através do CRAS e CREAS, Diretoria Municipal de Saúde, através do CAPS, dos Conselhos CMDCA e Tutelar e ainda com apoio da Policia Militar do nosso Município.