A prefeitura de São Manuel solicitou à empresa responsável pelas obras de drenagem e recapeamento nas avenidas José Horácio Mellão e Aldo Marini a construção de lombofaixas, segundo a prefeitura o objetivo seria aumentar a segurança e acessibilidade dos pedestres, principalmente portadores de deficiência física e com mobilidade reduzida e, ainda, diminuir a velocidade dos veículos.
O que se viu nessas lombofaixas recém construídas foi uma falta de respeito com as pessoas que mais necessitam desses cuidados. A lombofaixa construída na Avenida José Horácio Mellão, sentido bairro-cidade, no cruzamento com a Rua Joaquim B. Costa, foi construída totalmente fora das especificações de acordo com o Código Nacional de Trânsito, tanto na altura, quanto na largura, além de estar muito alta, tinha formato arredondado o que dificultaria a sua utilização caso alguém tentasse se arriscar passar por ela.
Todas as lombofaixas construídas próximo ao entroncamento das duas principais avenidas da cidade, bloqueiam as rampas de acesso entre avenida e calçada, impossibilitando a travessia de cadeiras de rodas até mesmo carrinhos de bebê.
A Diretoria de Obras ressaltou que irá continuar os trabalhos de recuperação na Avenida Aldo Marini, que ainda tem um trecho interditado em virtude de uma obra ainda inacabada de drenagem, sentido bairro-cidade e dentro dos próximos dias irá iniciar a construção de rampas de acessibilidade em todo o seu entorno.