20 anos

a primeira da cidade

Projeto Estação das Artes transforma vidas em São Manuel

Iniciativa cultural encerra atividades celebrando conquistas artísticas e impactos sociais em Novo Horizonte, São Manuel e Guariba, evidenciando o poder da arte na promoção do bem-estar

 

O Projeto Estação das Artes*, que levou uma rica diversidade de oficinas culturais gratuitas para as populações mais vulneráveis das cidades de Novo Horizonte, São Manuel e Guariba, encerrou suas atividades com uma celebração de conquistas e transformações pessoais.

Durante o projeto, foram oferecidas oficinas de contação de histórias, dança, desenho de rua, artesanato e musicalização em escolas estaduais e centros culturais, que não só estimularam a criatividade e a expressão artística, mas também promoveram significativas melhorias no bem-estar dos participantes. Relatos de alunos apontam que a arte ajudou a aliviar sintomas de depressão, ansiedade e crises de enxaqueca, evidenciando o poder transformador da expressão artística. Confira os depoimentos assistindo ao vídeo de encerramento do projeto.

Além dos benefícios emocionais e psicológicos, o projeto também gerou impactos econômicos na vida de alguns participantes. Alunas das oficinas de artesanato, por exemplo, começaram a produzir origamis de crochê como fonte de renda, aplicando o que aprenderam em sala de aula. Nas aulas de música, alunos com síndrome de Down demonstraram evolução significativa no canto e no domínio de instrumentos musicais, mostrando o potencial inclusivo e educativo da arte.

O projeto também culminou, em Novo Horizonte, na produção do livreto “A Minha História”, que conta a vida de cada um de acordo com a visão que eles têm do mundo: os medos, as vivências e o que de fato consideram importante nas suas vidas, reúne narrativas da professora de contação de histórias Aline Moraes, acompanhadas de ilustrações feitas pelos alunos do Centro Comunitário Ana Fiorelli. “Esse material é um testemunho das experiências e do desenvolvimento dos participantes, simbolizando a importância da arte como meio de expressão e transformação”, afirma Aline.

A realização do Projeto Estação das Artes foi possível graças ao apoio dos patrocinadores Usina São Manoel, Usina São José da Estiva e DrogaVen, via Lei de Incentivo à Cultura, do Ministério da Cultura e realização da Dua Produções. “O sucesso das oficinas demonstra a importância de iniciativas culturais acessíveis, que promovem não só o desenvolvimento artístico, mas também a inclusão social e a melhoria da qualidade de vida nas comunidades atendidas”, diz Juliana Volpe, proponente do projeto.

 

*Sobre o Projeto Estação das Artes:

O Projeto Estação das Artes, que teve início em 17 de julho de 2023 e encerrou no último mês, foi uma iniciativa cultural voltada para o desenvolvimento artístico de comunidades vulneráveis no interior de São Paulo. Por meio de oficinas gratuitas, o projeto buscou estimular a criatividade, a expressão artística e a inclusão social, impactando positivamente a vida de seus participantes. Ao todo 1.510 pessoas foram contempladas, sendo 450 em Guariba, 530 em Novo Horizonte e 530 em São Manuel.

 

Mais informações:

Grupo Inca

Fernanda Chiossi

[email protected]

(16) 99766-2771

plugins premium WordPress