A Represa do Rio Pardo, em Botucatu, foi inaugurada na tarde desta sexta-feira (27). A obra é considerada a maior da história da cidade e deve ser responsável pelo abastecimento de água da cidade.
A cerimônia contou com a presença da secretária estadual de Meio Ambiente, Infraestrutura e Logística, Natália Resende, além do prefeito de Botucatu, o governador do estado de SP, Tarcísio de Freitas, e autoridades regionais.
A barragem, que começou a ser construída em 2020, recebeu um investimento superior a R$56 milhões da Companhia de Saneamento Básico do Estado de São Paulo (Sabesp), que será responsável pela operação.
Com mais de 560 metros de extensão e capacidade para armazenar até 10 bilhões de litros d’água – o equivalente a 3.600 piscinas – a represa assegura o abastecimento hídrico da cidade por várias décadas.
Em entrevista à TV TEM, André Salcedo, presidente da Sabesp, salientou a importância da obra.
“A gente sabe que cada vez mais, ao longo do tempo, os eventos climáticos extremos, secas prolongadas, chuvas agudas, em momentos que não deveria chover tanto, vão acontecer com mais frequência e a gente tem que planejar para isso”, disse o presidente