A Prefeitura de São Manuel, em conjunto com o Hospital “Irmandade da Santa Casa de Misericórdia São Vicente de Paulo”, vem a público esclarecer, que em 13 de Janeiro de 2025, realizou na sede do Hospital, reunião para tratar de assuntos de interesse da população, referentes: – à situação financeira do Hospital (incluindo atraso no pagamento de salários); – ao fechamento da maternidade, e – as frequentes reclamações e denúncias por parte de usuários. Os temas foram amplamente debatidos para buscar soluções que atendam as demandas da população e tragam qualidade e transparência ao serviço prestado.
Sobre a situação financeira: O atraso no pagamento dos salários aos colaboradores do Hospital “Irmandade da Santa Casa de Misericórdia São Vicente de Paulo” decorre de atrasos nos repasses provenientes do Governo Federal, realizados por meio do Sistema Único de Saúde (SUS). Ressaltamos que essa situação não é exclusiva de São Manuel, mas reflete um problema que tem impactado diversos hospitais em todo o estado de São Paulo.
É importante esclarecer que a responsabilidade pela gestão financeira do hospital, incluindo o pagamento de seus colaboradores, é integralmente do próprio hospital. Assim, a prefeitura não pode ser responsabilizada por quaisquer atrasos relacionados a essas questões.
O hospital reforça que está aguardando a regularização dos repasses para solucionar a situação o mais breve possível e agradece a compreensão de todos durante este momento desafiador.
Em relação ao fechamento da maternidade: A decisão foi motivada por inconsistências financeiras e pela inviabilidade de manter o setor em operação no momento. Em resposta a essa situação, a Prefeitura Municipal está buscando medidas para garantir o atendimento às gestantes, reafirmando seu compromisso com a saúde da população. Entre as alternativas estudadas para o momento, estão o encaminhamento de gestações para o Hospital das Clínicas da UNESP, em Botucatu com a realização do pré-natal na rede primária do Município, buscando para um segundo momento com a ajuda do Governo do Estado a reativação da maternidade no Município.
A busca por soluções concretas para a reabertura do setor e a regularização dos problemas financeiros é uma prioridade do Governo Municipal, com o apoio dos Prefeitos Odirlei Felix (São Manuel), Osmir Felix (Pratânia) e do Vice-Prefeito Gê Barros. Todos estão empenhados em dialogar com o Governo Estadual e Federal em busca de medidas que minimizem os impactos e tragam melhorias à população.
No que se refere às reclamações e denúncias: Em respeito à Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD), informações institucionais e de pacientes não podem ser divulgadas sem a devida autorização e todas as solicitações, denúncias ou dúvidas da população devem tratadas exclusivamente pela ouvidoria do hospital, garantindo transparência, respeito aos envolvidos e sigilo.
São Manuel, 15 de janeiro de 2025.
Prefeitura de São Manuel e Hospital “Irmandade da Santa Casa de Misericórdia São Vicente de Paulo” (Município de São Manuel)