18 anos
a Primeira da cidade

18 anos
a Primeira da cidade

São Manuel promove Festival ‘Raízes e Frutos’ com shows presenciais e gratuitos; veja programação

Festival “Raízes & Frutos – Etnomúsica Paulista”, que promove shows presenciais gratuitos, tem programação entre esta quinta-feira (4) e domingo (7) , em São Manuel (SP).

Os espetáculos, que incluem manifestações musicais caipira, caiçara, afro-brasileiras e com influências latino-americanas ocorrem no Teatro Municipal do município. Já o encerramento do evento será no coreto da Praça Pereira Rezende (confira abaixo a programação dos shows).

Além dos shows, o Festival também vai promover rodas de conversa online e oficinas presenciais com a participação de convidados que debatem sobre temas ligados à identidade cultural paulista.

Entre shows, oficina e debates virtuais, o evento reúne intérpretes, instrumentistas, compositores, artesãos e grupos vinculados a folguedos e manifestações artísticas populares que buscam fortalecer a história e a cultura no Estado de São Paulo.

Não é necessária a retirada antecipadamente de ingresso, a entrada será por ordem de chegada.

 

Programação de shows:

 

Quinta-feira (4), às 20h, Teatro Municipal

 

  • Show com Osni Ribeiro – cantor, compositor e violeiro de Botucatu (SP), que mescla com maestria as tradições da música caipira, baseada no som da viola, com uma linguagem contemporânea. Seu trabalho inclui releituras de compositores tradicionais de sua cidade e região como Raul Torres, Serrinha e Angelino de Oliveira.
  • Show com Douglas Germano – considerado um dos principais compositores da música brasileira na atualidade, já teve canções gravadas por artistas como Fundo de Quintal, Elza Soares e Juçara Marçal. Seu último álbum, intitulado “Escumalha”, foi aclamado pela crítica especializada como um dos melhores lançamentos do ano de 2019.

 

Sexta-feira (5), às 20h, no Teatro Municipal

 

  • Show com Arnaldo Freitas e Júlio Santin – encontro de dois grandes mestres da viola caipira. Arnaldo Freitas acompanhou Inezita Barroso por mais dez anos no programa Viola minha Viola, na TV Cultura. Júlio Santin é um violeiro que estabelece o mais profundo diálogo entre o Oeste Paulista e a música do Mato Grosso do Sul.
  • Show com o Grupo Paranga – criado na década de 70, pelos filhos do compositor Elpídio dos Santos, compositor de sucessos como “A Dor da Saudade” e “Você Vai Gostar” e outros tantos, o grupo carrega do legado musical de Elpídio, ao mesmo tempo que mistura contemporaneidade e a cultura tradicional de sua terra.

 

Sábado (6), às 20h, no Teatro Municipal

 

  • Show com Kátya Teixeira – cantora, instrumentista e compositora paulistana, que também é pesquisadora da cultura popular brasileira. Traz em seu trabalho musical o resultado de suas andanças pelo Brasil, fazendo reverência aos mestres populares e as manifestações culturais autênticas do nosso país.
  • Show com Déo Lopes e Victor Mendes – Déo traz nas suas composições as tradições sambeiras, caiçaras e caipiras que são encontradas em todo o Vale do Paraíba e litoral sul de São Paulo. Com extensa discografia solo, também integra o grupo Trem da Viração. Nesse encontro com o cantor, compositor e instrumentista Victor Mendes, cujo trabalho casa a tradição e a inovação musical.

 

Domingo (7), às 19h, no Coreto da Praça Pereira Rezende

 

  • Show com Tamoyo – grupo que experimenta as raízes etnomusicais brasileira misturadas à linguagem jazzística, samba e tendências do rock. Tocou no Festival do Caribe em Santiago de Cuba com grupos etno-musicais de Distintos países da América Latina na “Fiesta Campesina” em 2018.
  • Show com Cacique e Pajé – uma das duplas mais tradicionais e queridas da música caipira. De ascendência indígena, a dupla carrega características marcantes da música raiz, nos temas, arranjos e interpretações e ainda, mantém a tradição de subir ao palco apenas com as vozes e violas, para desfilar seus cururus, cateretês, toadas e modas de viola.

    Mais informações e programação completa das oficinas e das rodas de prosa no site.

    Fonte: G1