20 anos

a primeira da cidade

Seguranças de casa noturna atiraram 30 vezes em carro de jovens, diz polícia; imagens mostram confusão

Os seguranças de uma casa noturna de Sorocaba (SP) presos por envolvimento em uma tentativa de homicídio atiraram, pelo menos, 30 vezes no carro em que as vítimas estavam. O crime aconteceu durante uma confusão generalizada em março de 2023. Duas jovens, de 20 e 21 anos, foram baleadas.

Na terça-feira (18), policiais civis cumpriram mandados de prisão, busca e apreensão referentes à investigação, que durou cerca de quatro meses. Durante a Operação Mallibu, em referência ao nome da casa noturna onde ocorreu o crime, um policial militar, um policial penal, um lutador internacional e outros dois homens foram presos.

Durante uma coletiva, realizada nesta quinta-feira (20), a Polícia Civil apresentou imagens de uma câmera de segurança que mostram a confusão no estabelecimento.

No vídeo, é possível ver o momento em que uma pessoa é atingida por um soco. Um dos suspeitos joga gás de pimenta na tentativa de dispersar os clientes.

Em seguida, um dos seguranças atira para o alto. Alguns minutos depois, o carro das vítimas se aproxima dos suspeitos, que começam a atirar. De acordo com a corporação, o veículo foi atingido por, pelo menos, 30 disparos. As duas jovens foram socorridas, passaram por cirurgia e tiveram alta hospitalar.

“Naquele momento em que ela fez a menção de ir em direção a eles, eles efetuaram os disparos. Naquele momento, eram cinco seguranças. Havia na casa cerca de 15 seguranças. Mas naquele momento, eram cinco seguranças que estavam posicionados e efetuaram os disparos de arma de fogo contra os veículos das vítimas”, afirma o delegado Fabrício Ballarini, titular do 1º Distrito Policial de Sorocaba.

As imagens dos presos não foram divulgadas por conta da Lei Geral de Proteção de Dados. Três dos suspeitos foram levados para a cadeia de Capão Bonito. O policial militar foi encaminhado para o presídio Romão Gomes, na capital. Já o agente penitenciário está no Centro de Detenção Provisória II, em Guarulhos.

Operação Mallibu

Nas investigações, a Polícia Civil descobriu que os envolvidos utilizaram armas de vários calibres durante a briga, além de terem recolhido as cápsulas das balas para dificultar o trabalho da polícia.

Ao todo, 29 mandados de busca e apreensão e cinco mandados de prisão temporária foram cumpridos. Um dos investigados foi autuado em flagrante por posse ilegal de munição de uso restrito. A ação da polícia aconteceu em Sorocaba, Votorantim, Araçoiaba da Serra, Salto, Itu e Pilar do Sul.

A Polícia Civil informou que foram apreendidas três armas de fogo, duas armas de airsoft, três sprays de pimenta, duas armas de eletrochoque, 31 munições, 18 celulares e dois bastões retráteis. As investigações tiveram apoio de peritos criminais do Instituto de Criminalística de Sorocaba.

O responsável pela casa noturna Mallibu Lounge, disse que a balada foi fechada após o ocorrido e que a empresa prestou todo o suporte para a investigação da Polícia Civil. O responsável afirma que as duas jovens tentaram atropelar os seguranças e que a reação deles foi atirar contra elas.

Fonte: G1 (Foto: TV TEM/Reprodução)

plugins premium WordPress