Em celebração ao Dia Nacional da Educação Ambiental, comemorado em 3 de junho, e dentro da programação da Semana do Meio Ambiente, a Escola do Meio Ambiente (EMA), divulgou os resultados do Concurso Vozes de Autoria e do Prêmio EMA de Educação Ambiental 2026, iniciativas que valorizam o protagonismo estudantil e reconhecem o trabalho desenvolvido por educadores da Rede Municipal de Ensino.
O Concurso Vozes de Autoria foi destinado aos estudantes do Ensino Fundamental II e teve como tema “O que a natureza da EMA me ensinou”. A proposta convidou os alunos a expressarem, por meio da escrita, os aprendizados construídos durante suas vivências na Escola do Meio Ambiente. Os textos inscritos apresentaram reflexões sobre a importância da biodiversidade, da preservação dos recursos naturais, do respeito aos seres vivos e da conexão entre as pessoas e a natureza.
A iniciativa evidenciou como a natureza pode atuar como uma importante educadora, transmitindo valores como cooperação, responsabilidade, respeito, paciência e pertencimento. A Prefeitura parabeniza todos os estudantes participantes, bem como professores, coordenadores e equipes gestoras que incentivaram a produção dos trabalhos e contribuíram para o fortalecimento da Educação Ambiental em nossas escolas.
Foram contemplados no Concurso Vozes de Autoria 2026:
. Lorena Domingues Fonseca – EMEF Dr. João Maria de Araújo Júnior – 6º Ano
. Eduardo Rodrigues Costa – EMEF Dr. João Maria de Araújo Júnior – 7º Ano
. Iasmin Gonzaga dos Santos – EMEF Dr. João Maria de Araújo Júnior – 8º Ano
. Larissa Vitória de Moura Matos – EMEF Profa. Elda Moscogliato – 8º Ano
. Manuella Alves Cordibelli – EMEF Dr. João Maria de Araújo Júnior – 9º Ano
Além de reconhecer os estudantes, a Semana do Meio Ambiente também celebrou os profissionais da Educação Infantil por meio do Prêmio EMA de Educação Ambiental 2026. A iniciativa destacou projetos que promovem o contato das crianças com a natureza e desenvolvem valores ligados à sustentabilidade, ao cuidado com a vida e à cidadania ambiental.
Os projetos contemplados representam escolas e centros de educação infantil que desenvolvem práticas inspiradoras e demonstram que a Educação Ambiental está presente de forma viva e transformadora no cotidiano escolar.
Entre as unidades reconhecidas estão:
. CEI Profª Rita Maria Valença Luz Borgato – Etapa multisseriada
. CEI Ida Rosa Pilan Dell’Omo – Etapa Multisseriada e Etapa II A
. EMEFEI Prof. Luiz Carlos Aranha Pacheco – Etapa I e II multisseriada
. EMEI Creche e Berçário Criança Feliz – Etapa IA
. Educandário “Professor Eurípides Barsanulfo” – Etapa I e Etapa II
. CEI Maria de Lourdes Sardenberg – Etapa IIB
. CEI “Professor João Queiroz Marques” – Etapa IA / IB / IIA / IIB
. CEI Bethel – Etapa I / II
. CEI Prof. Maria Aparecida Caricati Passarelo – Instituto Ruach – Etapa I A / I B / II A / II B
. CEI Jardim Itamarati – Associação Maranata – Etapa IA / IB / IC / IIA / IIB
. CEI Silvio de Souza – Etapa I A Integral
. CEI Prof.ª Roseli Leite Alves – unidade 3 – Etapa II A
. CEI Rafaela Cristina Francisco Benato – Etapa Multisseriada / Etapa II A
. CEI Profª Jurema Ramos Cordeiro – Etapa II
. CEI Profª Jussiara Aparecida Pereira Delgado – Etapa I A
A Prefeitura de Botucatu parabeniza todos os estudantes, professores, educadores, coordenadores, diretores e equipes escolares que participaram das iniciativas. O envolvimento de cada um reforça a importância da Educação Ambiental como ferramenta de transformação social e de construção de um futuro mais sustentável para as próximas gerações.
As ações desenvolvidas pela Escola do Meio Ambiente seguem fortalecendo a cultura do cuidado, da preservação e da responsabilidade socioambiental, inspirando crianças e jovens a adotarem atitudes conscientes em seu dia a dia e contribuindo para a formação de cidadãos comprometidos com a proteção da vida e do planeta.
Fonte:Prefeitura de Botucatu.








