O ônibus circular de Lençóis Paulista com tarifa a R$ 2 completou um ano em circulação no dia 20 de junho. O novo sistema tornou mais acessível o transporte público e a média de passageiros transportados teve um acréscimo significativo nos últimos 12 meses. De 20 de junho de 2022 a 21 de junho de 2023, foram 1.086.829 (um milhão, 86 mil e 829 passageiros). Para se ter uma ideia, em maio de 2022 foram transportados 63 mil passageiros, enquanto em maio de 2023, que também representou o mês em que mais pessoas foram transportadas, o número foi de mais de 103 mil passageiros.
“Quando decidimos por alterar o sistema de transporte público, implantando o fretamento, pensamos nas pessoas mais pobres, que não dispõem de veículo próprio, nos estudantes e trabalhadores, ajundando a fomentar o comércio e a geração de renda. Ficamos muito felizes em ver a resposta da população, utilizando o transporte público, e os números confirmam isso. Além do benefício social, também existem as questões ambientais e estruturais. Uma cidade que cresce com planejamento e sustentabilidade garante transporte público seguro e de qualidade para seus munícipes. E é nesse sentido que trabalhamos”, comemora o prefeito Anderson Prado.
Com o aumento da demanda, a Prefeitura implantou uma linha de apoio que passou a operar na segunda-feira, 5, no trajeto Senai – Júlio Ferrari – Terminal, nos horários de pico (das 6h às 8h e das 14h às 19h).
Segundo o secretário de Planejamento, Anderson Silva Buratto, após o novo sistema de contratação foi registrado o aumento de passageiros de todas as faixas etárias: estudantes, trabalhadores e idosos (com direito à gratuidade). Mas a grande maioria das pessoas que se utilizou do serviço pagou o valor integral da passagem (mais de 720 mil pagantes em um ano do novo sistema).
Nos últimos 12 meses, 282.475 (duzentos e oitenta e dois mil e quatrocentos e setenta e cinco passageiros) utilizaram o transporte coletivo de forma gratuita, com o cartão de idoso ou deficiente físico. Também foram 76.362 estudantes transportados, através da meia passagem.
“Nós observamos um aumento gradativo, mês a mês, em todos os grupos da população. Paralelamente, mantemos um trabalho constante para sempre garantir o melhor serviço. Nós estamos vivendo um momento de adaptação, devido às obras de revitalização da avenida 25 de Janeiro, realizamos adequações no itinerário para não prejudicar os usuários. A mais recente inovação foi a inclusão da nova linha, que beneficia as pessoas que utilizam o transporte público nos horários de maior movimento. Estamos realizando esse monitoramento diário e fazendo as alterações necessárias”, pontuou o secretário de Planejamento e Urbanismo, Anderson Buratto.
A Prefeitura mantém um canal de Whatsapp para receber sugestões dos usuários. O objetivo é estar em dia com as demandas e corrigir possíveis problemas, além de efetuar alterações que melhor atendam a população. O número para contato é o 14-3269 7140, somente para mensagens por WhatsApp.
Para saber as linhas e horários, acesse: www.lencoispaulista.sp.gov.br/transportepublico. Um arquivo no formato PDF será baixado no computador ou celular onde é possível fazer a consulta.
O QUE MUDOU
A contratação do serviço de transporte circular continua sendo feito por meio de processo licitatório, mas de forma de diferente, por sistema de fretamento. Nesse modelo, a Prefeitura definiu o valor da passagem em R$ 2 e passou a pagar a quilometragem rodada no mês pela empresa. Na licitação venceu a empresa Grecco, que ofereceu o menor valor por quilômetro rodado para realizar a operação do transporte público urbano. A empresa arrecada a tarifa e a Prefeitura passou a pagar a diferença entre o que foi arrecado e o que foi gasto.