A Guarda de Campinas (SP) deteve na tarde desta terça-feira (22) as duas mulheres suspeitas pelo abandono de de um recém-nascido em uma igreja na Vila Industrial. O caso ocorreu na Rua Maria Soares, na noite de domingo, e a ação flagrada por câmeras de segurança foi em menos de 1 minuto.
A informação inicial da corporação é de que as mulheres são cubanas, estão no Brasil há quatro meses e foram encontradas em uma casa de câmbio, no momento em que estavam no local para receber o dinheiro enviado pelo pai de uma delas. As mulheres estavam com uma criança de 8 anos, que é filha da mãe biológica da criança abandonada. O motivo do abandono não foi confirmado.
Ainda de acordo com a Guarda, outras duas crianças estavam na residência da mulher que seria mãe biológica do recém-nascido: uma criança de 1 ano e outra de 11 anos. Detalhes não foram informados.
As duas mulheres serão levadas ao 1º Distrito Policial (DP), responsável pelo inquérito do caso, para prestar esclarecimentos à Polícia Civil.
Flagrante
Imagens gravadas na região mostram o momento em que duas mulheres caminham pela via, uma delas com o menino no colo. Em seguida, a suspeita com o bebê então entra no estacionamento da igreja, enquanto a outra espera na calçada. Ela deixa o local 50 segundos depois e vai embora.
Cuidados
A pastora Milena Ferreira foi quem encontrou o bebê por volta das 21h30 do domingo. Ela contou que levou a criança para casa, deu banho e a vestiu. A mulher acionou a Guarda Municipal na manhã de segunda-feira e o recém-nascido foi levado à Maternidade, onde passou por exames.
O caso foi registrado como abandono de incapaz no 3º DP, enquanto o 1º DP abriu inquérito.
Saudável
De acordo com o guarda Daniel Silveira Jales, que fez o resgate da criança pela manhã e a levou à Maternidade de Campinas, os médicos que realizaram os primeiros atendimentos informaram que o bebê é saudável.
Ainda segundo o guarda, os médicos disseram que o menino aparentava ter entre sete e dez dias de vida, não possui sinais de maus-tratos e está bem nutrido, com peso e tamanho normais.
Samuel ou Davi?
Enquanto a Polícia Civil tenta localizar os pais ou responsáveis pelo recém-nascido, as pessoas envolvidas no resgate trataram de dar nome ao sobrevivente. Só não chegaram a um acordo .
Enquanto a pastora Milena Ferreira chamou o menino por Samuel, o guarda apresentou-o no hospital como Davi.
“Chegando lá precisava fazer uma identificação, então a pediatra e a enfermeira perguntaram se tinha um nome. Eu falei: ‘põe Davi’. Elas perguntaram por que Davi?’ Desde muito cedo já está enfrentando seus gigantes”, afirmou.
Fonte: G1 (Foto: Gabriela Ferraz/EPTV)