O Sebrae-SP, em parceria com o Consórcio Polo Cuesta e a Associação Turística da Cuesta Paulista (ATCP), realizou na última terça-feira (27/5) o 2º Fórum Regional de Turismo da Cuesta Paulista, no Parque Tecnológico de Botucatu. O evento reuniu representantes dos municípios que integram o consórcio, empresários do setor, lideranças locais e interessados no desenvolvimento do turismo regional.
A iniciativa teve como objetivo fortalecer o turismo da Região da Cuesta Paulista por meio da articulação entre poder público, empresários e entidades do setor, promovendo troca de experiências, compartilhamento de tendências e estimulando ações conjuntas para o desenvolvimento sustentável da atividade turística.
Na ocasião, foram apresentados dois roteiros turísticos desenvolvidos com apoio técnico do Sebrae-SP, em parceria com o Polo Cuesta, resultado do programa de roteirização turística que vem profissionalizando e organizando a oferta regional.
O evento foi estruturado com uma programação especial, pensada para destacar as potencialidades da região. A consultora de negócios do Sebrae-SP, Néia França, destacou o envolvimento das instituições parceiras. “A programação foi pensada com muito carinho para relembrarmos as riquezas e a potência da nossa Cuesta para o Turismo. É um momento importante para reforçar a articulação regional e valorizar a identidade do nosso território”, conta.
Os participantes acompanharam os painéis: “Paisagens que contam histórias”, com Berenice Balsalobre; “As cidades da Cuesta Paulista e suas belezas únicas”; “Construindo Experiências no Turismo – Missão BTL Portugal 2025”, com Bernardo Ignarra e Beatriz Burckas; além da apresentação dos Roteiros e do Creditur, conduzida por Gregory Andrade, da Secretaria de Estado de Turismo de São Paulo.
O prefeito de Botucatu, Fábio Leite, reforçou a importância do turismo para o desenvolvimento da região. “O turismo para Botucatu e região deve ser encarado como desenvolvimento econômico. Temos potencial e este fórum é importante para que as ações sejam organizadas e ganhem escala. É fundamental que as iniciativas sejam construídas sempre em parceria com a iniciativa privada. O Sebrae-SP representa essa unificação entre poder público, iniciativa privada e conhecimento, especialmente pela formação de empreendedores e capacitação dos gestores públicos, aspectos fundamentais para consolidar as estratégias”, explica.
A secretária municipal de Turismo de Botucatu, Roberta Sogayar, comemorou a representatividade do encontro. “A expectativa foi plenamente atingida. Lotamos o Parque Tecnológico com diversos interlocutores do turismo regional. Agora, o que precisamos é a união de esforços para o desenvolvimento turístico do território Cuesta Paulista. O Sebrae-SP é fundamental como interlocutor trazendo conhecimento, engajamento e ajudando na qualificação e fortalecimento dos laços regionais.”
Roberta também destacou o papel do Sebrae-SP no processo de roteirização. “Sempre que o Sebrae-SP se envolve, as coisas funcionam. Na roteirização, o Sebrae-SP viabilizou o programa, deu visibilidade e o profissionalismo que os roteiros precisavam.”
O fórum reuniu empresários do trade turístico — como representantes de meios de hospedagem, atrativos turísticos, alimentação, agências, operadores de turismo, artesãos, propriedades rurais, empresas de eventos e transportadoras — além de membros dos Conselhos Municipais de Turismo e demais interessados pelo tema nos municípios da região.
O evento reforçou o compromisso das instituições envolvidas com a valorização do turismo como vetor de desenvolvimento econômico regional, apoiando o planejamento, a qualificação e a articulação entre os diversos segmentos que compõem a cadeia produtiva do setor. (Sebrae SP)