Centenas de camarões de água doce apareceram mortos, nos últimos dias, na praia Maria do Carmo Abreu Sodré, conhecida como prainha do rio Tietê, em Igaraçu do Tietê (71 quilômetros de Bauru). A grande quantidade de crustáceos – conhecidos como “pituzinhos” – espalhados pela faixa de areia chamou a atenção das pessoas que passavam pelo local.
Em nota, a Prefeitura de Igaraçu do Tietê informou que a Secretaria Municipal de Meio Ambiente tomou conhecimento da “mortandade pontual de camarões de água doce registrada recentemente no leito do rio Tietê” e oficiou a Companhia Ambiental do Estado de São Paulo (Cetesb) para vistoria e providências, especialmente a coleta de amostras da água e dos espécimes afetados.
“A princípio, trata-se de um fenômeno excepcional, ocasionado pela redução do oxigênio dissolvido na água. Esta é uma situação complexa, que costuma envolver uma combinação de diversos fatores, incluindo variações climáticas, questões ambientais e intervenções humanas. Esta Secretaria está realizando uma apuração para tentar elucidar as causas do fenômeno e tomar as medidas cabíveis”, diz.
“A Prefeitura de Igaraçu do Tietê reafirma o seu compromisso com a preservação dos recursos hídricos e continuará monitorando a área, mantendo a população informada sobre os desdobramentos do caso”.
Também por meio de nota, a Cetesb declarou que técnicos do órgão vistoriaram a prainha de Igaraçu do Tietê na tarde desta terça-feira (3), assim que receberam a denúncia, e coletaram amostras que serão analisadas em laboratório. “A Cetesb investiga as possíveis causas da ocorrência e orienta que a população não pesque nem se banhe neste local”, ressalta. (Jcnet)








