A Prefeitura da Estância Turística de Botucatu segue avançando de forma consistente no processo de modernização da gestão pública, com a ampliação da digitalização de processos internos e a implantação do modelo administrativo “sem papel”. A iniciativa integra o planejamento da Administração Municipal e reforça o compromisso com mais eficiência, agilidade e transparência nos serviços públicos.
Nos últimos meses, setores estratégicos da Prefeitura (como Comunicação e o Departamento de Gestão de Pessoas já) passaram a operar com processos totalmente digitais, incluindo protocolo eletrônico, tramitação interna on-line e assinatura eletrônica de documentos, reduzindo o uso de papel, otimizando fluxos e acelerando decisões administrativas. A ação integra a campanha institucional “Menos papel, mais agilidade”, que norteia essa nova fase da gestão pública municipal.
Dando continuidade a esse avanço, a Secretaria Municipal de Habitação e Urbanismo também passou a utilizar o sistema digital em seus procedimentos, ampliando o acesso da população aos serviços eletrônicos da Prefeitura.
Desde o início de 2026, a aprovação de projetos de edificações também passa a ser realizada exclusivamente de forma digital, por meio do site oficial da Prefeitura. Arquitetos, engenheiros, empresas e demais profissionais da área devem protocolar os pedidos de análise diretamente na plataforma eletrônica, eliminando a necessidade de entrega de documentos físicos.
Com o novo sistema, os usuários podem acompanhar todo o andamento do processo online, realizar correções e complementações diretamente na plataforma, evitando deslocamentos até a Secretaria e reduzindo significativamente o tempo de tramitação.
A modernização dos sistemas internos e a ampliação dos serviços digitais reforçam o compromisso da Prefeitura de Botucatu com a inovação, a eficiência administrativa, a segurança jurídica, o desenvolvimento urbano sustentável e o cumprimento da Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD).
Fonte:Prefeitura de Botucatu.








