19 anos
a Primeira da cidade

19 anos
a Primeira da cidade

bebe-escorpiao-mococa-220323

Bebê de 9 meses é internado na UTI após ser picado por escorpião no interior de SP

Um bebê de nove meses está internado na Unidade de Terapia Intensiva (UTI) Pediátrica do Hospital das Clínicas de Ribeirão Preto depois de ser picado por um escorpião em Mococa (SP). O menino foi atacado pelo animal peçonhento na noite da terça-feira (21).

Segundo informações da Prefeitura de Mococa, Maicon Moreira foi socorrido em uma Unidade de Pronto Atendimento (UPA) e foi prestado todo o atendimento de urgência, inclusive a aplicação do soro antiescorpiônico.

Durante a madrugada desta quarta-feira (22), o menino foi transferido para a UTI Pediátrica do HC de Ribeirão. O estado de saúde dele não foi divulgado pelo hospital.

Após o questionamento da reportagem, a prefeitura informou que assim que recebeu notificação da UPA sobre o caso, acionou a Vigilância Sanitária e o Setor de Endemias para realizar a vistoria do local da picada e intensificar as ações de controle.

No início do mês, uma bebê de 9 meses de Ibaté (SP) também precisou ficar hospitalizada na UTI depois de ser picada por um escorpião na escola que frequentava.

Medidas de prevenção

Bebê de 9 meses é internado na UTI após ser picado por escorpião no interior de SP (Foto: TV Tem / Reprodução)

De janeiro até o momento, Mococa registrou 64 casos de picada de escorpião, sendo o dessa criança o primeiro caso envolvendo menores de um ano.

A prefeitura informou que tem realizado um trabalho contínuo de prevenção e combate à proliferação de escorpiões.

Equipes especializadas têm percorrido áreas de maior risco, como terrenos baldios, áreas verdes e construções abandonadas, realizando a coleta e a eliminação desses animais, além de áreas com maior incidência, como o cemitério.

Nos casos de terrenos particulares, estão sendo feitas as notificações e autuações de multa para os proprietários que não estiverem com seus terrenos limpos.

A orientação da equipe de controle de endemias é de evitar o acúmulo de entulhos, folhas secas, lixo doméstico e materiais de construção nas proximidades das residências; em casas e apartamentos, utilizar soleiras nas portas e janelas, telas em ralos do chão, pias e tanques; afastar camas e berços das paredes e evitar que roupas de cama e mosquiteiros encostem no chão.

 

Fonte: G1

plugins premium WordPress