20 anos

a primeira da cidade

5

Colégio de odontologia monta grupo de estudo para avaliar mudanças após morte de jovem que extraiu dentes do siso

A morte da jovem Isadora Belon Albanese, de Porto Feliz (SP), por complicações pós-retirada de dois dentes do siso continua repercutindo entre órgãos técnicos da área de odontologia.

O Colégio Brasileiro de Cirurgia e Traumatologia Buco-Maxilo-Facial (CBCTBMF) emitiu uma nota lamentando o ocorrido com Isadora e informando sobre a criação de um grupo de estudo que vai discutir a importância e os cuidados neste tipo de procedimento.

De acordo com a nota, entre as discussões, o grupo vai estudar a obrigatoriedade de indicação de antibióticos em pacientes sem comorbidades.

TV TEM conversou com o diretor científico do CBCTBMF, Alexander Svêrzut, que também é professor da Unicamp, e deu mais detalhes de como será o trabalho deste comitê.

Segundo os pais da jovem, Grasiela Belon Albanese e Ricardo Albanese, após dar entrada no hospital relatando muita dor e com um grande inchaço na face, a menina precisou aguardar por cerca de 14 horas para passar por uma cirurgia com um bucomaxilofacial, o que teria agravado o quadro infeccioso dela.

Alexander ressalta que é primordial atender pacientes emergenciais. Segundo ele, os hospitais precisam ter em seu quadro clínico especialistas em bucomaxilofacial.

“Quando acontece uma situação como essa [da Isadora], o especialista com certeza saberá atuar da melhor maneira.”

O diretor científico também reforça que não extrair um dente do siso após a indicação do dentista traz mais riscos à saúde do que passar pelo procedimento. “É muito mais comum ter uma infecção odontogênica por não tirar este dente do que por tirar”, finaliza.

Mensagem carinhosa

Grasiela Belon Albanese, mãe de Isadora, contou, em entrevista à TV TEM, que, na noite anterior ao procedimento, dia 18 de abril, Isadora enviou uma mensagem no grupo do WhatsApp que tinha com os pais.

“Obrigada por serem tão presentes na minha vida, amo muito muito vocês. Me sinto muito amada por vocês o tempo inteiro”, disse.

Fonte: G1 (Foto: Arquivo pessoal)

plugins premium WordPress