Em parceria com a Nasa (National Aeronautics and Space Administration, na sigla em inglês), agência espacial dos Estados Unidos, o ITA vai construir um satélite para explorar a lua.
A informação foi confirmada pelo ITA ao g1. Batizado como SelenITA, o projeto foi oficializado na última sexta-feira (21) pelo instituto, que tem sede em São José dos Campos.
O satélite será construído na própria cidade do interior de São Paulo, mas terá a introdução de cerca de sete instrumentos quando for enviado à lua.
Dois deles serão fornecidos pela Universidade de Iowa, um pela Universidade de Michigan e mais dois pelo ITA. Uma outra parte será feita pelo Centro Marshall de Voo Espacial da Nasa e haverá ainda uma câmera.
A máquina tem tamanho considerado pequeno e é de baixo custo. Além da Nasa, o projeto conta com o apoio também Agência Espacial Brasileira (AEB) e da Financiadora de Estudos e Projetos (Finep).
De acordo com o ITA, a missão tem como objetivo estudar os campos magnéticos locais que existem na lua, a interação do satélite natural com o vento solar, impactos de asteroides e meteoros, transporte de poeira por fenômenos naturais, entre outros.
O projeto faz parte programa Artemis, pertencente à Nasa e integrado pelo Brasil, que busca explorar a lua e planeja, inclusive, uma missão tripulada para os próximos anos.
Esse será o segundo satélite feito pelo ITA em parceria com a Nasa. O primeiro, chamado de Sport, foi lançado no ano passado à órbita da Terra por meio da Estação Espacial Internacional.
O g1 questionou o instituto em relação à data em que o satélite deve ficar pronto e ser enviado à lua, mas não obteve retorno até a última atualização da reportagem.
Fonte: G1 (Foto: ASSOCIATED PRESS)