Na última sexta-feira, 08 de novembro de 2024, foi registrado Boletim de Ocorrência na Delegacia de Polícia de São Manuel, interior de São Paulo, referente a furto de barras de trilhos na região da estação Rodrigues Alves, que integra a linha tronco do ramal de Bauru (SP).
O documento da Polícia Civil do Estado de São Paulo informou que foram furtados 320 metros de trilhos ferroviários, cerca de 300 grampos fixadores e chapas de apoio de trilhos, e aproximadamente 1.200 parafusos, na malha ferroviária gerenciada pela empresa Rumo Logística.
O Diário do Transporte entrou em contato com a companhia e aguarda novas informações sobre o caso.
Dessa forma, um trem de carga que seguia de Bauru para o Porto de Santos, no Litoral Sul, para efetuar a retirada de novas barras de trilhos, não conseguiu prosseguir viagem e se encontra ainda estacionado, até esta quarta-feira (13), na estação Rodrigues Alves.
A locomotiva movida a diesel possui de 40 a 60 gôndolas e é específica para o transporte de trilhos; não há previsão de deslocamento e o veículo segue sem qualquer tipo de fiscalização no local.
Ao Diário do Transporte, oficiais da Polícia Ferroviária Federal informaram que o crime tem resultado em um prejuízo de milhões de reais. Além disso, a cada dia que o navio aguarda a locomotiva chegar no Porto de Santos, é cobrada uma multa de 15 mil dólares.
A PFF ressaltou que todo o trecho de Bauru a Panorama está passando por um processo de revitalização. (Por Vinícius Oliveira – Diário do Transporte)