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‘Golpe do gás de cozinha’: criminosos clonam WhatsApp de revendedoras para enganar clientes no interior de SP

Três revendedoras de botijões de gás em Marília, no interior de São Paulo, registraram boletins de ocorrência depois que tiveram o WhatsApp clonado por golpistas que, passando-se pela loja, aplicaram golpes em clientes.

Segundo a Polícia Civil, os criminosos intimidam empresários do ramo com anúncio de uma falsa fiscalização sanitária e conseguem o WhatsApp dos clientes para aplicar golpes e ficar com o dinheiro pago na compra dos botijões.

Ao menos dez clientes foram vítimas do golpe. Uma mulher perdeu mais de R$ 500 depois de ser enganada por uma suposta promoção no valor do botijão anunciada pelos criminosos.

De acordo com o delegado Wilson Frazão, os golpistas solicitam que os pagamentos pelos botijões sejam feitos via PIX. As transferências têm sido direcionadas para criminosos localizados em Minas Gerais e no Rio Grande do Sul.

Até a publicação desta reportagem, nenhum suspeito havia sido identificado ou preso.

Como é o golpe?

Um dos empresários sofreu o golpe em 19 de junho. Segundo ele, uma mulher foi até a loja e pediu por álcool em gel, mas o estabelecimento não tinha. Mais tarde, no mesmo dia, o proprietário recebeu uma ligação de um homem que dizia ser da Vigilância Sanitária.

Por telefone, o golpista disse que havia recebido uma denúncia de que o local estava sem álcool em gel, razão pela qual a empresa seria notificada pelo órgão. Logo em seguida, o homem ligou novamente para o estabelecimento, informando que não havia mais necessidade legal de possuir o produto.

Durante a conversa, o criminoso enviou um texto com orientações sobre a não obrigatoriedade do álcool em gel nas lojas e pediu para que o proprietário criasse uma lista de transmissão no WhatsApp para compartilhar o material.

O empresário teve o WhatsApp clonado no momento em que criou a lista. Os golpistas enviaram aos 256 contatos da loja uma oferta sobre o preço do botijão, a R$ 92,99 no PIX – cerca de R$ 30 a menos que o valor praticado nas revendedoras da cidade, de R$ 120.

“Minha esposa entrou na lista de transmissão. Apareceu uma mensagem para adicionar um PIN. Eles mesmos [os golpistas] repassaram essa numeração para ela. Quando ela fez essa numeração, saiu o WhatsApp na hora do computador dela”, diz o proprietário.

O dono da revendedora só percebeu que caiu no golpe depois que alguns dos clientes procuraram o estabelecimento para retirar os botijões pelos quais haviam pago. Eles alegaram que receberam uma mensagem alertando que os preços seriam alterados para R$ 127,99 após a suposta promoção.

“Alguns dos nossos clientes, pela confiança que tem no nosso depósito, fizeram o PIX, mas infelizmente caíram no golpe e não receberam o gás”, diz.

Veja dicas para se prevenir de golpes e fraudes:

  • Atenção ao receber um email, SMS e até mensagens por aplicativo;
  • Não clique em links suspeitos e sempre verifique o endereço de email do remetente – muitas vezes, apenas alguns pequenos detalhes são alterados, como uma letra duplicada ou trocada, para que o consumidor não suspeite;
  • Caso receba a ligação de alguém que diz ser do seu banco, desconfie e entre em contato com a instituição financeira por meio de outro telefone – isso porque, segundo os especialistas, muitas vezes os criminosos conseguem travar a linha em que fizeram o primeiro contato, de maneira que caso o consumidor tente ligar para o banco da mesma linha telefônica, a ligação é direcionada para outro criminoso, que confirma o golpe;
  • Nunca entregue seu cartão para nenhum portador retirar na sua casa. Se receber alguma ligação ou visita, não entregue nada para ninguém e ligue imediatamente para o seu banco, de preferência de um outro telefone, para saber se existe algum problema com a sua conta;
  • O banco nunca liga para o cliente pedindo para que ele instale algum tipo de aplicativo em seu celular. As instituições financeiras também nunca ligam pedindo senhas, o número do cartão ou ainda para que o cliente faça uma transferência ou qualquer tipo de pagamento. Se receber esse tipo de contato, desconfie na hora. Desligue e entre em contato com a instituição financeira através dos canais oficiais e de um outro telefone para saber se algo aconteceu mesmo com sua conta;
  • Nunca passe seus dados pessoais;
  • Ao fazer uma transação comercial com o PIX, sempre pesquise sobre a empresa em sites de reclamação e confira o CNPJ;
  • Se for pagar com PIX, sempre faça o pagamento dentro do ambiente da loja virtual. Quando o varejista fornecer o código QR Code, confira com atenção todos os dados do pagamento e se a loja escolhida é realmente quem irá receber o dinheiro. Só após essa checagem detalhada, faça a transferência;
  • Nunca faça transações em sites que não tenham o cadeado de segurança no navegador nem transferências para contas de pessoas físicas;
  • Se for pagar a compra com boleto, confira quem é a empresa beneficiária que aparece no momento do pagamento do boleto, no aplicativo ou site do banco. Se o nome for diferente da marca ou empresa onde a compra foi feita, a transação não deve ser concluída;
  • Tome cuidado em compras nas redes sociais. O consumidor deve verificar se a página tem selo de autenticação, número de seguidores compatíveis e também comentários de outros compradores sobre as compras e prazos de entregas;
  • Sempre desconfie quando o vendedor apelar para a urgência em fechar o negócio, dizendo que você pode perder descontos;
  • Nunca aceite presentes e brindes inesperados, sem saber quem realmente mandou. Não forneça dados pessoais em links enviados pela internet de supostas promoções e tenha muito cuidado ao preencher cadastros na internet;
  • Ao comprar algo em qualquer lugar, nunca entregue seu cartão para alguém inserir na maquininha e realizar o pagamento. Sempre faça este processo você mesmo;
  • Ao digitar sua senha, garanta que não esteja visível para quaisquer pessoas ao seu redor. Não aceite realizar pagamentos se o visor da maquininha estiver danificado, impedindo que você veja o valor real que está pagando;
  • Se possível, use um cartão virtual para realizar compras pela internet;
  • Desconfie das promoções cujos preços sejam muito menores que o valor real do produto. Pesquise a média de preços em vários sites conhecidos;
  • Nunca use um computador público ou de um estranho para efetuar compras ou inserir seus dados bancários.

Fonte: G1 (Foto: TV TEM/Reprodução)

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