Uma médica do hospital municipal Aluízio Bezerra, em Santa Cruz (RN), salvou um bebê de três meses ao improvisar uma embalagem de bolo como máscara de oxigênio. O caso aconteceu no domingo (9).
Segundo o jornal Folha de São Paulo, os pais levaram o bebê ao hospital no sábado (8), quando apresentou desconforto respiratório grave, congestão nasal, febre, vômitos e diarreia. Suspeitando de bronquite, a equipe médica precisou de auxílio para manter a respiração da criança.
A equipe médica solicitou vaga de internamento numa unidade hospitalar que tivesse UTI pediátrica, enquanto a transferência não era feita, o menino precisava de instrumento para respirar.
Como o equipamento de oxigênio fornecido pelo hospital não se adequou ao tamanho do bebê, uma médica da equipe teve a ideia de improvisar um suporte para nebulização, usando a embalagem plástica de bolo, e comunicou a decisão à mãe.
Segundo a tia, em entrevista à Folha, o menino não teria resistido se não fosse pela criatividade da profissional.
A criança nasceu com hidrocefalia e síndrome de Dandy-Walker, que afeta a locomoção, além disso, usa bolsa de colostomia. Quando chegou ao hospital, seus pulmões e tórax já haviam sido afetados pela dificuldade de respirar.
Ontem (11), a prefeitura de Santa Cruz informou que a criança, ainda clinicamente grave, estava a caminho do hospital Varela Santiago, em Natal, numa ambulância do Samu.
Fonte: Sampi / JCNET (Foto: Reprodução/Folha de São Paulo)