20 anos

a primeira da cidade

Médica salva bebê com embalagem de bolo como máscara de oxigênio

Uma médica do hospital municipal Aluízio Bezerra, em Santa Cruz (RN), salvou um bebê de três meses ao improvisar uma embalagem de bolo como máscara de oxigênio. O caso aconteceu no domingo (9).

Segundo o jornal Folha de São Paulo, os pais levaram o bebê ao hospital no sábado (8), quando apresentou desconforto respiratório grave, congestão nasal, febre, vômitos e diarreia. Suspeitando de bronquite, a equipe médica precisou de auxílio para manter a respiração da criança.

A equipe médica solicitou vaga de internamento numa unidade hospitalar que tivesse UTI pediátrica, enquanto a transferência não era feita, o menino precisava de instrumento para respirar.

Como o equipamento de oxigênio fornecido pelo hospital não se adequou ao tamanho do bebê, uma médica da equipe teve a ideia de improvisar um suporte para nebulização, usando a embalagem plástica de bolo, e comunicou a decisão à mãe.

Segundo a tia, em entrevista à Folha, o menino não teria resistido se não fosse pela criatividade da profissional.

A criança nasceu com hidrocefalia e síndrome de Dandy-Walker, que afeta a locomoção, além disso, usa bolsa de colostomia. Quando chegou ao hospital, seus pulmões e tórax já haviam sido afetados pela dificuldade de respirar.

Ontem (11), a prefeitura de Santa Cruz informou que a criança, ainda clinicamente grave, estava a caminho do hospital Varela Santiago, em Natal, numa ambulância do Samu.

Fonte: Sampi / JCNET (Foto: Reprodução/Folha de São Paulo)

plugins premium WordPress