Moradores de Campinas (SP) relatara terem sentido tremores de terra na manhã desta sexta-feira (16). O fenômeno também foi sentido em outras regiões do estado, como na Baixada Santista, no litoral de São Paulo, e em cidades do Vale do Ribeira.
A engenheira civil Carolina Estevam, moradora do bairro DIC 5, afirmou que o tremor durou cerca de um minuto e sacudiu a casa.
“O tremor de terra foi sentido aqui no bairro. As portas de casa e do guarda-roupa estavam se batendo”, relatou.
A Defesa Civil de Campinas informou que foi acionada uma vez para atender a uma ocorrência relacionada ao tremor, mas que não foram constatados danos no local.
Álvaro Penteado, professor do Instituto de Geociências da Unicamp, explicou que o tremor foi considerado leve.
“Provavelmente, é sentido mais por moradores de edifícios, de lugares mais altos. O que se sabe é que é um sismo raso, com profundidade pequena em relação à crosta, e tendem a ser menos intensos e é característico dessa região. Estamos no meio de uma placa tectônica, e as bordas que são as zonas onde há mais sismos. Como estamos no meio, não é de se esperar um sismo tão grande”, diz.
Segundo o Centro de Sismologia da USP, o abalo foi de 4.0° na escala Richter e seu epicentro foi no município de Iguape (SP). Este abalo pode ter sido sentido em um raio de até 100 km do seu epicentro.
Fonte: G1 (Foto: vetor de onda de um sismógrafo)