20 anos

a primeira da cidade

Operação “Pão Nosso” interdita fábrica de farinha em Itatinga por condições precárias de higiene e irregularidades trabalhistas

Na tarde da segunda-feira (18) uma ação conjunta da Polícia Civil, Grupo de Investigação em Área Rural (GIAR), Guarda Civil Municipal (GCM) e Vigilância Sanitária resultou na interdição de uma fábrica de farinha localizada em uma propriedade rural no município de Itatinga, interior de São Paulo. A operação, denominada “Pão Nosso”, teve como objetivo verificar denúncias de produção de pães e farinha de rosca em condições de higiene precárias e com irregularidades trabalhistas.

Segundo informações obtidas pela equipe responsável pela operação, a fábrica em questão estaria envolvida na produção de pães, que seriam posteriormente utilizados na produção de farinha de rosca. A investigação também apontou o uso de mão de obra sem o cumprimento das formalidades trabalhistas e a falta de cuidados quanto à segurança dos trabalhadores.

Os agentes da Polícia Civil, acompanhados de fiscais da Vigilância Sanitária, dirigiram ao estabelecimento comercial, onde constataram as péssimas condições de produção dos pães e da farinha de rosca, bem como as condições de trabalho envolventes a que os funcionários foram submetidos.

Em decorrência das irregularidades ocorridas, os fiscais da Vigilância Sanitária inutilizaram um total de 590 quilos de pães e imediatamente interditaram o local. Foram expedidos autos de infração referentes à inutilização de produtos impróprios para consumo e à interdição de fábrica.

O gerente da empresa foi levado à Delegacia de Polícia de Itatinga para prestar esclarecimentos. Durante o depoimento, ele confirmou parte das irregularidades apontadas na denúncia. Além dos autos de infração modificados pela Vigilância Sanitária, um boletim de ocorrência foi registrado com base na Lei 8.137/90, que trata dos Crimes contra as relações de consumo (Art. 7º) IX. O artigo prevê recomendações para quem vende ou exporta à venda matéria-prima ou mercadoria em condições impróprias ao consumo.

Os trabalhos de polícia judiciária e fiscalização continuam em Itatinga, com o objetivo de garantir a qualidade dos produtos comercializados para a população. A operação “Pão Nosso” reforça o compromisso das autoridades em zelar pela segurança alimentar e pelo cumprimento das leis trabalhistas no município e região.

 

Fonte: Leia Noticias

plugins premium WordPress