Um helicóptero Bell B407 caiu na manhã de hoje (19) na região do Campo Belo, próximo ao aeroporto de Congonhas, em São Paulo.
Segundo o Corpo de Bombeiros, nove viaturas foram deslocadas para o local. Duas pessoas foram resgatadas com vida e posteriormente hospitalizadas.
O acidente ocorreu sete minutos após a aeronave, que fazia um vôo de teste, decolar do Aeroporto de Congonhas. O helicóptero decolou às 10h46 e a queda ocorreu às 10h53.
O piloto, Lucas Pereira de Almeida, de 51 anos que é de São Manuel, foi levado pelo Helicóptero Águia, da PM, para o Hospital das Clínicas com traumatismo craniano.
Já a segunda vítima, o mecânico Jorge Douglas, de 38 anos, sofreu fratura nos membros inferiores e foi encaminhado pelo SAMU para o Hospital Jabaquara.
O local onde ocorreu a queda é bem próximo ao Aeroporto de Congonhas. A suspeita é a de que o piloto tenha feito um pouso forçado, de emergência, após decolar.
Em nota, o Comando da Aeronáutica informou que investigadores do Quarto Serviço Regional de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos (Seripa IV) foram acionados para realizar a chamada Ação Inicial da ocorrência.
O documento diz ainda que “na Ação Inicial são utilizadas técnicas específicas, conduzidas por pessoal qualificado e credenciado que realizam a coleta e confirmação de dados, a preservação de indícios, a verificação inicial de danos causados à aeronave, ou pela aeronave, e o levantamento de outras informações necessárias ao processo de investigação. O objetivo das investigações realizadas pelo Cenipa é prevenir que novos acidentes com características semelhantes ocorram. A conclusão das investigações terá o menor prazo possível, dependendo sempre da complexidade de cada ocorrência e, ainda, da necessidade de descobrir os possíveis fatores contribuintes.“