Apesar do cenário preocupante de aumento dos casos de Covid-19 no país, algumas cidades do centro-oeste paulista registram altos índices de faltosos da vacina. Uma delas é Barra Bonita (SP), cidade de pouco mais de 36 mil habitantes, mas que tem quase 7 mil moradores em atraso com a 2ª dose ou dose adicional da vacina.
E, para encontrar e vacinar esses faltosos, a prefeitura adotou estratégias de busca ativa que funcionam em cidades do interior, que vão desde colocar um carro de som circulando nas ruas chamando a população, até ligar para o telefone de cada uma das pessoas que não estão com a carteirinha em dia.
Essas estratégias precisaram novamente ser adotadas em Barra Bonita. No ano passado, quando o número de faltosos de segunda dose estava grande, a prefeitura fez essa busca ativa e deu resultado.
Agora, a preocupação é com os atrasados da dose de reforço, que já estão no prazo, mas ainda não completaram a cobertura vacinal. Segundo dados da prefeitura, são 6.368 moradores nesse grupo. Além deles, há ainda 515 pessoas que estão em atraso com a segunda dose.
Segundo a prefeitura, essas quase 7 mil pessoas que já deveriam ter se vacinado alegam diferentes motivos para ainda não estarem com a proteção máxima contra a Covid-19.
Alguns alegam esquecimento, outros ainda revelam certa dúvida ou medo de se vacinar, mas a maioria, segundo a prefeitura, aceita a convocação e vai se vacinar.
De acordo com Nilson Antônio Ereno, secretário de Saúde de Barra Bonita, outra possibilidade é que algumas pessoas que trabalham em Barra Bonita e se vacinaram na cidade, acabaram tomando a segunda dose ou dose de reforço no município de residência.
Nesta semana, o movimento de vacinação melhorou em relação aos últimos dias por causa do início da aplicação nas crianças.
A vacinação em Barra Bonita continua sendo feita no Centro Cultural, a antiga rodoviária, na Avenida Pedro Ometto.
Outras cidades
Em Jaú, a prefeitura estima em cerca de 50 mil pessoas o total de faltosos de alguma das doses da vacina contra a Covid.
A maioria deles está no grupo que precisa tomar a dose de reforço. São cerca de 32 mil jauenses que, apesar de já estarem no prazo para receber o reforço, ainda não compareceram
A cidade registra ainda 11,4 mil pessoas que não tomaram nenhuma dose e outras 6,6 mil que não retornaram para receber a segunda dose.
A prefeitura tem feito busca ativa desses faltosos e vem atualizando a carteirinha através dos “corujões”, ações de vacinação que se estendem até o período da noite.
No ano passado foram realizados 28 corujões e neste ano já foram sete edições. Nesta semana, porém, será dada prioridade ao “corujão infantil”, atendendo crianças de 9 a 11 anos sem comorbidades e crianças de 5 a 11 anos com comorbidades.
Segundo o boletim epidemiológico divulgado pela prefeitura nesta quarta-feira (26), em jaú foram confirmados 17.062 casos de Covid, com 563 mortes desde o início da pandemia.
Já em Marília, segundo a prefeitura, há mais de 67,4 mil moradores em atraso para atualização do esquema vacinal. A maior parte (53.542) não retornou para receber a dose de reforço. Neste grupo, há 4.260 profissionais da saúde nesta condição.
Outro contingente de destaque que é considerado como faltoso em Marília é o formado por pessoas que tomaram a primeira dose, mas não retornaram para receber a segunda aplicação. Neste grupo estão quase 14 mil pessoas, sendo 775 idosos e 345 trabalhadores da saúde.
Fonte: G1 – Foto: Reprodução/TV TEM