A Diretoria de Educação do município paulista de São Manuel firmou parceria, por dois anos iniciais, com a plataforma CurtaEducação, gerida pelo Instituto Tamanduá Cultural, Oscip que difunde conteúdos audiovisuais para enriquecer a aprendizagem escolar. São Manuel tem mais de 3 mil alunos e 300 professores na rede municipal de escolas, e utilizará conteúdos selecionados também para a formação continuada de professores. Com página customizada para o município, o site pode ser acessado em: saomanuel.curtaedu.com.br.
Na visão do prefeito de São Manuel, Ricardo Salaro, a plataforma contratada “vai potencializar o processo de ensino e aprendizagem, trazendo para o ambiente escolar uma linguagem moderna e em linha com o que estimula as novas gerações, além de amplificar, dentro da rede, a possibilidade de troca de experiências e boas práticas”. Para Elys Pacheco, diretora de Educação do município, os professores da rede estão entusiasmados e “é uma boa oportunidade de unir educação, entretenimento e exemplos de como otimizar o o uso do audiovisual em benefício do processo de ensino-aprendizagem”.
Além dos filmes e séries de animação, classificados por etapas de ensino, temas e componentes da Base Nacional Comum Curricular (BNCC), a plataforma também disponibiliza ferramentas e materiais complementares. É possível acessar – e produzir – testes de conhecimento, planos de aula e relatos de experiências de professores, o que permite o funcionamento de uma rede colaborativa entre professores de todas as escolas para troca de experiências em torno do uso dos filmes em seus projetos pedagógicos.
Os planos de conteúdos no site customizado para o Município de São Manuel contém no momento 134 filmes ou episódios de series documentais e de animação para auxiliar na educação infantil, 289 títulos selecionados para os anos iniciais do ensino fundamental e um plano com 1019 documentários para uso na formação de professores. Os responsáveis pelos alunos também poderão acessar a plataforma e assistir aos filmes.
Segundo a diretora de Educação de São Manuel, Elys Pacheco, o próximo dia 25 de setembro marcará o lançamento da “Oficina e Concurso Professor-Autor”, que promoverá dois encontros para que os docentes comecem a aproveitar os conteúdos audiovisuais nas suas aulas. Na ocasião, eles serão incentivados a produzir textos para relatar suas experiências com os alunos. Todos os professores participantes da Oficina serão prestigiados com um certificado de participação e posteriormente o professor-autor do melhor relato de experiência será premiado com uma caixinha de som JBL.
A plataforma CurtaEducação é uma atualização do projeto CurtaNaEscola.org.br, do Instituto Tamandua Cultural, Oscip pioneira na organização de uma rede colaborativa web 2.0 de professores em torno do uso do audiovisual na educação e que, com patrocínio da Petrobras entre os anos 2007 e 2012, disponibilizou gratuitamente mais de 600 filmes de curta-metragem brasileiros e 1200 planos indicando o seu uso em salas de aula. O projeto teve auto-cadastrados mais de 60 mil educadores de 27 mil escolas de todo o Brasil, impactando mais de 15 milhões de alunos matriculados (33% de todo o alunato nacional na educação básica). Os professores compartilharam mais de mil relatos de suas experiências com filmes em projetos com seus alunos. Os relatos seguem disponíveis para pesquisa no site curtaedu.
Fonte: TelaViva (Foto: Reprodução)