Uma das fábricas de automóveis mais antigas do Brasil vai fechar as portas. A Toyota anunciou nesta terça-feira (5) que vai encerrar as operações na unidade de São Bernardo do Campo (SP), a primeira da empresa fora do Japão.
Inaugurado há 60 anos, em 1962, o local será desativado de forma gradual entre o final deste ano e novembro de 2023. Atualmente a fábrica de São Bernardo vinha sendo responsável por produzir peças para a linha de motores em Porto Feliz (SP) e componentes de exportação para a montagem do motor do sedã Camry, nos Estados Unidos.
Segundo a Toyota, “será oferecida oportunidade a 100% dos colaboradores que hoje trabalham na operação do ABC paulista” de se realocarem em outras unidades da empresa. Atualmente, cerca de 550 pessoas trabalham no local.
A empresa afirma que iniciativa tem como objetivo “buscar mais sinergia entre suas unidades produtivas e faz parte de seu plano em busca de mais competitividade frente aos desafios do mercado brasileiro e da sustentabilidade de seus negócios no país.”
Operações no interior
Com a decisão, a Toyota vai concentrar suas operações em três fábricas no interior de São Paulo.
No final de 2020, a Toyota havia dado o primeiro passo nessa direção ao anunciar que a sede administrativa da empresa seria transferida de São Bernardo para Sorocaba, no interior de São Paulo – onde funciona a fábrica responsável por produzir Corolla Cross, Yaris e Etios (para exportação).
Na última semana, a empresa anunciou um investimento de R$ 50 milhões em Indaiatuba, também em São Paulo, para modernizar a linha do Corolla. A terceira fábrica da empresa no interior paulista fica em Porto Feliz, onde são produzidos os motores dos modelos nacionais.
Fábrica é histórica
Inaugurada em 1962, a fábrica de São Bernardo do Campo é uma das primeiras do país. Para a Toyota, tem importância ainda maior, já que marcou o início da expansão industrial – foi a primeira fora do Japão.
Naquela época, a marca decidiu que produziria o jipe Land Cruiser. Não conhece? É porque o modelo ficou conhecido como Bandeirante. Durante décadas, ele foi o único Toyota nacional. Até que nos anos 1990 a empresa resolveu construir uma nova fábrica e passar a produzir o Corolla no país. E o lançamento do sedã quase foi um fiasco.