O Tribunal de Contas do Estado (TCE) de São Paulo deu prazo de cinco dias úteis para que 106 prefeituras prestem informações sobre as campanhas de imunização municipais contra o novo coronavírus. Quinze dessas cidades são do centro-oeste paulista. (Veja lista abaixo)
O anúncio foi feito no fim da semana passada e o prazo começou a contar a partir de sábado (30). Ou seja, as prefeituras têm até a próxima sexta-feira para esclarecer novos pontos destacados pelo tribunal.
Entre os questionamentos do TCE está um que se refere aos métodos implantados para controlar as pessoas que já foram vacinadas, incluindo o cronograma para aplicação da segunda dose dentro do prazo fixado pelas fabricantes e procedimento aprovado pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa).
O TCE também cobra quais medidas que serão adotadas em caso de descumprimento das regras de prioridades, informações sobre se a prefeitura está divulgando a relação dos cidadãos vacinados em seu site oficial, contendo nome, ocupação e local de imunização, e explicações de como foi feito o cadastramento dos grupos prioritários.
Denúncias ao MP
Levantamento realizado pela Ouvidoria do Ministério Público de São Paulo mostrou que, até a última terça-feira (26), mais de 100 reclamações sobre casos de “fura-fila” na aplicação de vacinação contra a Covid-19 no Estado.
Segundo o MP, os relatos vêm sendo analisados e encaminhados às respectivas Promotorias de Justiça visando a responsabilização dos infratores.
Já foram comunicadas sobre casos de “fura-fila” da vacina várias Promotorias de Justiça de todo o estado, sendo cinco delas no centro-oeste paulista: Bauru, Botucatu, Duartina, Lins e Ourinhos.
Cidades da região que devem explicações
Álvaro de Carvalho
Bariri
Bocaina
Borborema
Botucatu
Campos Novos Paulista
Duartina
Fernão
Guarantã
Herculândia
Ipaussu
Jaú
Queiroz
Reginópolis
Sabino
Fonte: G1