A equipe formada pela Defesa Civil de São Paulo e Corpo de Bombeiros sobrevoou a região de Agudos (SP), Lençóis Paulista e Macatuba (SP) verificando que não há indícios de rompimento de represa ou outro fator para o aumento do volume do Rio Lençóis. Nesta segunda-feira (31), o rio transbordou e inundou estabelecimentos do município.
A verificação sobre em que condições se encontrava a bacia do Rio Lençóis constatou uma área sobrecarregada em decorrência das fortes chuvas. A equipe avaliou o cenário exposto na vistoria aérea da bacia hidrográfica e afirmou que, pela dimensão e magnitude do ocorrido, se não fosse os sistemas de segurança implantados, a atual situação poderia ter sido pior.
“Seguramos a situação até o quanto pudemos, mas chegou uma hora que a situação ficou irreversível”, afirma o coordenador técnico do Serviço Autônomo de Água e Esgoto (SAAE), Sidnei Aguiar.
O Rio Lençóis voltou a responder aos procedimentos empregados desde à tarde desta segunda-feira e, caso não haja mais chuvas fortes na região, a bacia hidrográfica deve voltar ao seu estado normal em aproximadamente 20 horas.
Fonte: G1 (Foto: Adriano Baracho /TV TEM)