Viaturas e o Helicóptero Águia, da Polícia Militar, foram acionados na tarde desta quarta-feira (8) após moradores tentarem saquear uma carga de 40 toneladas cerveja que ficou espalhada na estrada que dá acesso ao Ceasa, próxima à Rodovia Comendador Mário Dedini, a Rodovia do Açúcar (SP-308), em Piracicaba, após uma carreta bater em um caminhão que levava tomate e tombar.
O acidente ocorreu durante a madrugada, mas a estrada seguia interditada parcialmente até a última atualização desta reportagem, durante operação de transbordo de carga e remoção do veículo, que envolve outros caminhões, nove funcionários e um guindaste.
Na tarde desta quarta-feira, o trânsito continua no esquema “pare e siga” e está sendo desviado no acostamento.
De acordo com a Secretaria Municipal de Trânsito e Transportes (Semuttran), o estacionamento de motoristas no acostamento do local onde ocorreu o acidente levou ao congestionamento do trecho.
“Vendo a situação, eu e outro agente que está presente no local, solicitamos o apoio da Polícia Militar pelo 190, que prontamente chegou duas, três viaturas. O Águia começou a voar pelo local e inibiu que os carros estejam parando para saquear a carga que está presente na via. Deu êxito na situação”, explicou o agente Magalhães.
Segundo ele, alguns motoristas conseguiram pegar alguns fardos de cerveja e foram embora. “A gente está a 200, 300 metros um do outro [agente]. A gente não consegue ter acesso e controlar a situação de perto. O fluxo aqui é muito grande”, explicou.
O caminhão de tomates já foi retirado do local. Até a última atualização desta reportagem, nove funcionários realizavam o transbordo da carga de cerveja para outros caminhões e, depois, um guindaste vai destombar caminhão. Não há previsão de horário para retirada da carreta e liberação completa da estrada.
O acidente
A carreta tem 25 metros de comprimento e havia saído do Paraná, com destino a Tietê (SP), na região de Sorocaba (SP). O motorista que dirigia o caminhão ficou ferido e foi encaminhados ao Hospital Fornecedores de Cana, em Piracicaba.
Conforme o sargento da PM, Luiz Augusto Diniz, a carreta de 25 metros tentou uma ultrapassagem em pista simples, de mão dupla.
“Ele ultrapassou a faixa amarela e deu de frente com o outro veículo. Não temos informações do motivo da ultrapassagem”, afirma.
Em entrevista à afiliada da TV Globo, a EPTV, Daniel, que estava na frente do caminhão, disse que a carreta fez o formato em “L” e quase o acertou.
“Eu estava vindo com o Marcelo, que [a gente] sai do barracão todo dia, eu estava vindo um pouco na frente, ela começou a fazer L, ela quase me pegou e acabou pegando o Marcelo, meu amigo, nosso parceiro de serviço, que acabou se machucando, por sorte não me atingiu”, afirma.
Já Marcelo, motorista do caminhão de menor porte, foi atingido na cabeça, mas não se feriu gravemente.
“Foi coisa leve, muito rápido, eu estava descendo e eu acho que o rapaz da carreta perdeu o controle, ela tombou, eu tentei tirar o caminhão e acabamos colidindo, poderia ter sido uma fatalidade”, comenta. (G1)